Combate à mortalidade materna é tema de uma das teses do primeiro Doutorado PPGESA/Uepa
A Mortalidade Materna (MM) é considerada um problema de saúde pública e os países em desenvolvimento são os mais atingidos com as maiores taxas deste tipo de mortalidade
Considerada um problema de saúde pública, a Mortalidade Materna (MM), segundo a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS), é mais comum nos países em desenvolvimento. Conforme a OPAS/OMS, num único dia morrem mais de 800 mulheres por complicações relacionadas à gravidez ou parto no mundo. Diante desses dados, a OMS tem como meta diminuir a taxa global de mortalidade materna para 70 mortes a cada 100 mil nascidos vivos até o ano de 2030.
Dados do Ministério da Saúde (MS) revelam que no Brasil, no ano de 2021, esse índice foi de 117 mortes/100 mil nascidos vivos. Durante a pandemia da Covid-19, a mortalidade materna no Brasil aumentou 94%, segundo os dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a População/ONU. O objetivo do Brasil é reduzir para 30 mortes/100 mil até 2030, para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Estes dados despertam a atenção, considerando a proximidade do dia 28 de maio, alusivo ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.
Entre as principais causas de morte materna estão: hipertensão, infecções pós-parto, hemorragias, doenças infecciosas e cardiovasculares. Com foco em prevenir mortes maternas evitáveis, "O Ensino em Saúde da Mulher na Graduação em Enfermagem: Criação e Validação de Tecnologias Educacionais para Redução da Morte Materna" foi uma das teses defendidas no primeiro Doutorado profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA) da Universidade do Estado do Pará.
A pesquisa foi tema da discente do doutorado, Simone Aguiar da Silva Figueira, professora de Enfermagem da Uepa, no Campus XII, município de Santarém, no oeste do Pará. Conforme Simone, 95% dos óbitos maternos poderiam ter sido evitados por fatores ligados ao adequado atendimento e à qualidade dos serviços de saúde prestados à mulher durante o ciclo gravídico puerperal. A pesquisa destacou ainda que, a qualidade na formação e preparo dos profissionais são extremamente importantes para atender as necessidades básicas das mulheres e realizar intervenções com qualidade para reduzir a morbimortalidade neste cenário.
"Este estudo trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento metodológico, com caráter intervencionista, desenvolvido a partir dos princípios da abordagem multimétodos. Realizado em oito etapas, incluindo a construção de uma revisão integrativa de literatura, análise da percepção dos estudantes de enfermagem da Uepa no diagnóstico situacional do ensino em saúde da mulher, a construção dos Produtos Educacionais, como a construção de um manual de textos, a construção de uma sequência didática para docentes e a realização de um curso de Atenção à Saúde da Mulher, com foco na redução da morte materna. A aplicação das tecnologias educacionais atendeu aos objetivos abordando conteúdos de extrema relevância e impacto na qualidade da assistência prestada às mulheres, além de contribuir para mudanças significativas no processo de ensino aprendizado e desenvolvimento profissional dos futuros enfermeiros, para serem protagonistas das mudanças necessárias para redução da morte materna", destacou.
Egressa da graduação de Enfermagem da segunda turma do campus de Santarém e professora efetiva da Uepa, Simone fez especialização, mestrado e agora o doutorado no PPGESA. O orientador da tese foi o professor e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jofre Jacob da Silva Freitas e a co-orientadora, a professora e vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana.
"Sou muito grata à Uepa por contribuir diretamente na minha formação e qualificação profissional. Ao longo do tempo, durante a minha formação de mestrado e doutorado junto a esse programa, a minha vivência enquanto professora mudou, passei a incorporar novas metodologias de ensino, aprendi com os nossos pares, os nossos colegas e, principalmente com os nossos professores, que trouxeram de maneira inovadora uma nova forma de entender como o processo de ensino aprendizagem pode ser visto com foco profissional".
Conforme Simone, o doutorado do PPGESA tem esse diferencial, pois os alunos são convidados e instigados a produzir produtos técnicos/tecnológicos para resolver algum problema de uma situação real do nosso cotidiano.
"Em nosso campo de prática, seja da assistência ou da docência, precisávamos identificar problemas de pesquisa e buscar soluções para esses problemas e ao longo desses quatro anos de doutorado isso foi enriquecedor porque conseguimos não só aprender conteúdos técnicos e teóricos, mas acima de tudo pensar propostas e soluções para problemas reais diante de um diagnóstico situacional e, como pesquisadores aplicar esses produtos educacionais, técnicos, tecnológicos para resolver situações tanto do ensino, da assistência, da gestão, dentro do nosso eixo de trabalho e contribuir com essa devolutiva social diante das pesquisas que realizamos para uma jornada mais enriquecedora e a melhoria do processo de ensino aprendizagem no ambiente em que vivemos", disse.
Turma pioneira - A primeira turma de doutorado profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA) da Uepa, concluiu todas as defesas do programa no último mês de abril. O PPGESA é vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e o Doutorado do programa iniciou no ano de 2019.
"Essa é a primeira turma que ingressou em 2019, atravessou uma grave pandemia, mas os alunos conquistaram vitórias e produziram importantes indicadores para o programa. É um momento de realização para a história do PPGESA/CCBS. Concluímos a formação de quatro doutores para o interior e cinco para a capital. Destes, sete são professores de Instituição Pública de Ensino (IES), os sete da Uepa. Além de Belém, tivemos alunos de outros municípios como Marabá, Tucuruí e Santarém. Todos tiveram produções bibliográficas em periódicos de bom impacto e produções técnicas e tecnológicas. Quatro destes alunos já foram aprovados em recentes concursos públicos, inclusive na própria Uepa. Um dos alunos faleceu durante o período do doutorado, mas por cumprir os créditos e ter publicado um artigo foi dado o título de doutor. Então, no total foram 10 títulos neste primeiro doutorado", disse a professora Lizomar Pereira, coordenadora do programa.
O PPGESA tem como área de concentração Integração Universidade e Serviços de Saúde e apresenta duas linhas de pesquisa: Fundamentos e Metodologias em Ensino na Saúde e Gestão e Planejamento em Ensino na Saúde.
No momento, há cinco turmas de doutorado em andamento. Entre elas, há também a formação de turma exclusiva destinada para os servidores efetivos da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), cujo edital está em seguimento.
Com este primeiro doutorado finalizado do PPGESA "temos a perspectiva de melhor formação para a graduação em saúde, maior número de produção bibliográfica e técnica e iniciação científica, fortalecimento da qualificação docente, entre outros avanços", disse a professora Lizomar. E complementou "os alunos do doutorado, agora egressos do PPGESA, vão poder contribuir por cinco anos nas disciplinas, projetos e produção científica da Uepa.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) exige que os egressos contribuam com os PPG participando dos projetos de pesquisa, ensino, das disciplinas, e produção técnica e científica, com os seus ex-orientadores e com os pós-graduandos ativos que estão cursando".
Os egressos poderão contribuir também na Rede de Atenção à Saúde (RAS) formando e melhorando as residências na área da saúde, implantando produtos educacionais e formando preceptores, "estão preparados para a gestão do ensino nos órgãos públicos e privados e capacitados para escrever projetos e fazer captação de recursos junto à agência de fomentos, por exemplo. Os egressos são doutores formados pelo PPGESA com toda essa capacidade técnica", ressaltou.
PPGESA - O Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA) iniciou no ano de 2012 com o curso de mestrado. Todo ano são realizados processos seletivos para o mestrado e o doutorado. Os editais ficam disponíveis no site da Uepa.
Texto: Diane Maués (Ascom Uepa)