Detran conclui exposição sobre 'Maio Amarelo' com recorde de visitantes
Em Belém, evento apresentou para o público as principais ações preventivas e educativas do órgão estadual de trânsito durante cinco dias
Centenas de pessoas lotaram o espaço do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) no último dia da Exposição Maio Amarelo, encerrada no último domingo, 26, no shopping Bosque Grão-Pará, em Belém. Foram cinco dias de amostra das principais ações realizadas pelo órgão para preservar vidas e reduzir acidentes de trânsito nas rodovias estaduais.
Sucesso de público, o minicircuito do 'Detranzinho' foi disputado pelas crianças que queriam brincar e ao mesmo tempo aprender sobre as leis de trânsito. Composto por carrinhos elétricos e pequenas bicicletas que simulam o trânsito em vias públicas, o Detranzinho ensina, com o auxílio dos agentes de educação do Detran, sobre como trafegar em segurança, com noções sobre cores do semáforo, faixa de pedestre, sinalização vertical e horizontal, uso do cinto de segurança e do capacete, dentre outros fatores de risco.
O contador Mário do Rosário ficou encantado com a brincadeira e fez questão que o filho de apenas 7 anos fosse várias vezes nos miniveículos. "Quando estamos no carro, sempre falamos pra ele sobre o que pode e o que pode no trânsito, mas aqui foi diferente porque para ele foi uma forma divertida de aprender. Achei muito legal essa iniciativa e com certeza, hoje, meu filho saiu daqui com muito mais aprendizado e conscientização", afirmou.
Outro espaço disputado pela criançada foi o do jogo do aprendiz, que, com o auxílio de livros coloridos e pintura, ensina sobre comportamento seguro e respeito no trânsito. As primas Esther Monteiro e Isadora Viana, de 7 anos, estavam atentas aos ensinamentos do joguinho do aprendiz e antenadas para o que já aprenderam sobre o que fazer para evitar acidentes.
"Os carros não podem passar na faixa de pedestre quando alguém estiver atravessando", disse Esther. "Se o sinal estiver vermelho os carros não podem passar e tem que usar o capacete pra não bater na cabeça", explicou a pequena Isadora. Para a mãe da Esther, a manicure Elidiane Góes, o passeio no shopping desta vez teve um significado ainda mais especial. "Amei a ideia dessa ação do Detran até porque tem muita violência no trânsito, a gente transita realmente com muito medo. E essa atividade aqui acaba sendo um grande estímulo para as as crianças e adultos também", comentou.
O diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia, explica que as a crianças são fortes aliadas para a segurança viária. "Além de cobrarem dos pais o respeito às leis de trânsito, as a crianças quando estimuladas desde cedo tendem a se tornar adultos mais conscientes no trânsito", explica.
A exposição também contou com a apresentação das ações de fiscalização de trânsito. Equipamentos como a central de videomonitoramento (Sentinela), radares, etilômetro, bastão luminoso e outras curiosidades no cotidiano dos agentes também chamaram a atenção de quem passava pelo local. O objetivo foi explicar e tirar dúvidas sobre como o Detran atua para organizar o trânsito e combater infrações que podem causar lesões graves no trânsito.
O engenheiro civil Ivanilson Brito ficou curioso para saber como os drones são utilizados pela fiscalização e após ouvir a explicação acabou conhecendo um pouco mais sobre o Sentinela e o teste do etilômetro.
"Achei muito importante essa exposição porque todo tipo de informação é valida quando o assunto é trânsito. Muita gente acha que o Detran é só multa, mas não, a gente sabe que é um trabalho super importante, como por exemplo, usar o drone para controlar o fluxo e evitar engarrafamentos e outros equipamentos de segurança para a nossa vida. Os motoristas precisam ser mais conscientes", comentou Ivanilson.
A exposição integrou as diversas ações que o Detran promove até o final deste mês em alusão ao Movimento Maio Amarelo, mês de conscientização e reflexão sobre comportamento seguro no trânsito.