Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

CIIR promove encontro com familiares e cuidadores de usuários em Belém

Iniciativa do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) objetiva contribuir com cuidados para quem cuida dos reabiltandos

Por Ascom (Ascom)
25/05/2024 16h22

Com assistência de média e alta complexidade com foco centrado na pessoa, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, promoveu na sexta-feira, 24, mais uma edição do encontro com pais e cuidadores de usuários atendidos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação de educação em saúde e humanização faz parte do Programa de Atenção ao Cuidador (Proac), que tem o objetivo de garantir momentos de cuidado aos pais/cuidadores de usuários. Isto é, cuidar de quem cuida.

A atividade faz parte do programa do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), o ‘Cuida Natea’, e, nesta edição do evento, de uma forma inovadora, além dos pais, envolveu outros familiares (tios, avós, irmãos), durante momentos de espiritualidade, integração, lanche coletivo, sorteio de brindes e muito entretenimento com aula de dança e outras atividades lúdicas com a finalidade de proporcionar bem-estar e interação entre os participantes.

Catarina Guimarães, 64 anos, participou da ação. Ela é avó do usuário com Transtorno do Espectro Autista (TEA), assistido pelas terapias de reabilitação no Natea, Mateus Marçal, 13 anos. "Nós apreciamos muito porque são momentos alegres, brincamos, nos abraçamos e dividimos nossas vivências do dia a dia. Estamos agradecidos à gestão do CIIIR/Natea por todo o suporte, inclusive, para que tenhamos esses momentos de humanização. Já estamos pensando até na festa de São João”, comentou Catarina, animada.

Pai de Miguel Francisco, 8 anos, assistido pelas terapias semi-intensivas no Natea, o professor de dança Evandro Sales, 36 anos, considerou relevante a programação por acreditar que o cuidado com o filho deve ser compartilhado e não um dever exclusivo da mãe. 
"É uma atividade muito importante, pois nós, pais, também precisamos de cuidado para cuidarmos de nossos filhos. Então, eu me organizei para participar com a mãe do Miguel, com quem tenho uma parceria muito grande na criação do nosso filho, pois o cuidado e as nossas ações em relação a ele, são completamente divididos, em todos os aspectos: familiar, financeiro”, disse o professor, que animou os participantes com uma aula de dança.

Programação – O evento contou a presença da coordenadora de Políticas Públicas para o Autismo da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), Nayara Barbalho, que destacou a importância do evento para a promoção da saúde e bem-estar do público presente.
"Este é um momento muito importante onde as famílias trocam suas dores, seus amores, seus dissabores, mas também se confraternizam e têm a oportunidade de conversar, de estar juntos e de colaborar para o aprimoramento e a melhoria do serviço. Isso faz parte de todo o tratamento, de qualquer reabilitação que as famílias estejam presentes no serviço", pontuou.

“Ter a presença dos pais aqui é importante, e é importante que o serviço os acolha, para que eles sejam modelos para outros pais e assim a gente possa ter uma família completa junto a esse serviço. Eu quero parabenizar o serviço do Natea, porque é um serviço diferenciado que trabalha a reabilitação do usuário, mas que também compreende a importância de ter esses momentos, esses espaços, essa participação da família”, destacou Nayara Barbalho.

A ação contou ainda com a participação de representantes do Curro Velho, por meio do Fundação Cultural do Pará, que levaram ao público cursos e oficinas.

Proac – O Programa de Atenção ao Cuidador (Proac), como parte do Programa Cuida Natea, tem como proposta promover momentos de cuidados aos pais e cuidadores dos usuários assistidos pelo Natea, serviço gerenciado pelo Centro de Reabilitação, por meio de atividades centradas no bem-estar e à saúde física mental. Juntos, os programas promovem ainda conhecimentos teórico e prático para o desenvolvimento de competências necessárias voltadas à promoção adequada e funcional da qualidade de vida familiar, por meio do Treino Parental. 

Os encontros com familiares/cuidadores de usuários proporcionam momentos de descontração, lazer, rodas de conversa, entre outras atividades lúdicas e prazerosas, como sessões de cinema, relaxamento, lanche coletivo e aulas de artesanato e fitdance.

Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às pessoas com Deficiência (PCDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SRE).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.

Texto de Tarcísio Barbosa / Ascom CIIR