Estação Hemopa Castanheira fez mais de 23 mil atendimentos em um ano
“Este foi um período de grande desafio, que nos encorajou a ousar. Ainda no primeiro semestre de 2016 teremos uma nova unidade de coleta em Ananindeua e, futuramente, outra em Icoaraci”, disse a presidente do Hemopa, Ana Suely Saraiva, ao falar da expansão do serviço de coleta do hemocentro em Belém, nas comemorações de um ano de atividade da Estação de Coleta Hemopa Castanheira, nesta quinta-feira (10).
A presidente do Hemopa reconhece o avanço na cidade e o desempenho durante este ano. “A produção deste espaço representa 30% do total de coletas feitas na Fundação Hemopa. Para uma unidade piloto, é um excelente resultado e nos motiva a trabalhar ainda mais e ir além com o projeto”, afirmou.
Primeira experiência de descentralização da coleta de sangue feita pela Fundação na capital, a estação do Castanheira acumulou a marca de 23.163 atendimentos de voluntários, com a coleta de 17.864 bolsas de hemocomponentes, destacando-se as 7.053 doações de primeira vez e as mais de nove mil de repetição, o que evidencia o impacto positivo junto aos moradores da Região Metropolitana de Belém (RMB) e credencia a expansão para outros pontos.
Uma das doadoras que fazem parte do grupo de 30% de pessoas que doaram pela primeira vez, Susiane Ferreira, 25, que mora em Marituba, na RMB, sempre acompanha na mídia as notícias sobre o Hemopa. A recepcionista soube há um ano da chegada da unidade para perto de onde mora. Nesta quinta, organizou-se pra fazer a primeira doação. "Procuro sempre ajudar o próximo. Vi na TV que esse período tem redução por conta das férias, todo mundo viaja, mas a necessidade continua, por isso vim ajudar", contou.
O analista de compras Felipe Olivier, 30, descobriu no site do Hemopa que a Estação Castanheira fica próxima do trabalho e decidiu fazer a primeira doação e o cadastro de doadores de medula óssea. “Essa facilidade de acesso foi um grande incentivo. Já tinha o pensamento de ser doador e ajudar a salvar vidas fazia algum tempo. Espero voltar em breve”, disse.
A Fundação Hemopa encerra as campanhas externas de coleta de sangue de 2015 no próximo sábado (12), em parceria com a Escola Oneide de Souza Tavares, na Cidade Nova VI, em Ananindeua, das 8h às 16h. Ao logo deste ano, foram 17 ações, com média de 134 comparecimentos de voluntários.
Podem doar sangue candidatos com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original com foto. Não precisa estar em jejum, ao contrário, recomenda-se uma boa alimentação antes da doação. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três.
A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e a Estação de Coleta Hemopa Castanheira fica no térreo do Pórtico Metrópole, no acesso ao shopping. O funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo telefone 0800-2808118.