Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Escola Técnica Celso Malcher leva alunos ao cinema para discussão sobre bullying e ciberbullying

'O cinema vai à biblioteca' levou alunos das turmas dos cursos de Informática, Administração, Meio ambiente e Segurança do Trabalho

Por Lilian Guedes (PC)
22/05/2024 16h43

Na última terça-feira, 21, aproximadamente 80 alunos da Escola de Ensino Técnico Dr. Celso Malcher (EETEPA) foram ao Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur), através do projeto de Linguagens "O cinema vai à biblioteca". A iniciativa é da coordenadora do projeto e professora, Rosineide Brandão, e tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura e promover discussões sobre temas sociais relevantes entre os alunos, além  de valorizar a sétima arte, selecionando obras literárias que também possuem adaptações cinematográficas.

"A gente sabe da necessidade dos alunos de ter hábitos de leitura, de poder escrever textos sobre os temas que são tratados no Enem e também porque precisamos discutir temas, como o bullying para que ele consiga viver em sociedade. O Cinema também agrega, pois através dele, o aluno se interessa em saber mais sobre determinado tema. Nós sabemos a importância da escola em formar cidadãos e queremos contribuir para isso", pontuou Rosineide 

Para este ano, a obra central é o filme "Extraordinário", da escritora R. J. Palacio, que será utilizada como base para diversas atividades educacionais e culturais. Após a ida ao cinema, os alunos vão participar de uma série de atividades, incluindo a leitura do livro, rodas de conversa, palestras sobre a temática e a criação de campanhas comunitárias dentro da escola para combater o bullying. Haverá também um concurso de cartazes, sessões de cinema da adaptação do livro no Centur e a produção de resenhas críticas do filme.

O ponto alto do projeto será uma mesa-redonda programada para o dia 29 de maio de 2024, no auditório da escola. Este evento vai contar com a presença de profissionais de várias áreas, incluindo psicólogos, psicopedagogos, pedagogos, professores de Linguagens, Filosofia e Sociologia, advogados e um procurador público. 

Para Bianca Victória, estudante do 3º ano de Administração, é importante promover uma discussão aprofundada sobre o bullying e o cyberbullying no ambiente escolar e desde cedo.

"Enfatizar a necessidade de erradicar essas práticas nas escolas é real. Aprendemos a identificar e como agir mediante as situações que acontecem no nosso cotidiano", afirmou Bianca.

Em 2024, o tema escolhido para o projeto foi "Bullying e Cyberbullying", ressaltando a necessidade urgente de combater essas práticas prejudiciais. 

Para o diretor da EETEPA, Andrey Rabelo, o projeto se destaca como uma iniciativa que combina educação literária, consciência social e apreciação cinematográfica. 

"Trazer o aluno para este momento, dar a oportunidade de estar em um local que tem a sala de cinema, a própria biblioteca e fomentar a discussão demonstra a nossa preocupação quanto educadores para a formação desses alunos no ensino técnico. Queremos agradecer a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET) por todo o apoio as nossas ações", afirma Andrey.

Texto: Carla Couto / Ascom Sectet