Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFERÊNCIA

Com mais de 400 partos no primeiro trimestre de 2024, HGT reforça humanização direcionados às gestantes

O hospital se destaca por oferecer uma assistência completa às gestantes da região, abrangendo diversas especialidades médicas e projetos de humanização para promover o bem-estar das usuárias

Por Governo do Pará (SECOM)
21/05/2024 15h34

Referência inúmeras especialidades no sudeste do Pará, entre elas obstetrícia, pediatria, além de serviço de maternidade, a gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT), destaca-se por oferecer uma assistência completa às gestantes da região, abrangendo diversas especialidades médicas e projetos de humanização para promover o bem-estar das usuárias. Em 2024, só no período de janeiro a abril, o HGT já registrou mais de 440 nascimentos, incluindo partos normais e cesáreos.

A enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Emanuelle Campiolo, que faz parte do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), conta que o HGT possui o projeto "Laços de Amor", voltado às gestantes atendidas pela unidade hospitalar, com o objetivo de fortalecer as relações entre as usuárias e a equipe multiprofissional da instituição. 

“Entre as ações do projeto, destacam-se a apresentação das instalações do Centro de Parto Normal (CPN) e a introdução das equipes do setor, criando um ambiente mais acolhedor e humanizado. Com isso, as gestantes se familiarizarão com o ambiente onde darão à luz, o que pode aumentar a sensação de segurança e conforto. Isso contribui diretamente para uma experiência departo mais positiva, segura e humanizada”, pontuou Campiolo. Com uma média mensal superior a 100 partos, o HGT torna-se fundamental para atendimentos em obstetrícia na região. Em 2023, a unidade hospitalar realizou 1.439 partos. No mesmo período, o hospital implementou a realização do teste do coraçãozinho e começou a doar batas personalizadas às futuras mães atendidas. Essas iniciativas fazem parte da assistência oferecida pelo hospital, contribuindo para uma abordagem mais abrangente e preventiva no cuidado neonatal e gestacional.

Aprovação - Oleide Cristina Brito, de 38 anos, é uma das usuárias do HGT que visitou o Centro Obstétrico da unidade por meio do projeto e revelou que ficou surpresa com o acolhimento da equipe que também tirou suas dúvidas. 

“Vim fazer exames referentes à gravidez e ainda irei me consultar com o anestesista. Aproveitei a ocasião para visitar o espaço da maternidade e superou minha expectativa. Durante a gravidez, temos várias dúvidas sobre os processos, principalmente, porque sou mãe de primeira viagem. Com a visita pude conhecer o fluxo do hospital e agora eu estou bem esclarecida. Estou bem tranquila para realizar essa cirurgia”, contou a nutricionista.

Quem também aprovou o projeto foi Adriana de Araújo, de 31 anos. A usuária comenta que aprovou a iniciativa para esclarecer algumas questões junto à equipe de saúde do HGT foi possível reduzir os medos e a ansiedade. “A visita superou todas as minhas expectativas. Eu amei, porque a gente tem medo e receio de passar pela hospitalização e ter o primeiro bebê, mas esse momento tirou todas as minhas dúvidas. Gostei muito!”, elogiou a empreendedora.

Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço - O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará Administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH)em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.3121.

Texto: Pedro Amorim/Ascom HGT