Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PERTENCIMENTO

'Sementes de Natal' floresce em acolhimento a crianças do entorno do Parque Estadual do Utinga

A ação beneficiou mais de 60 crianças da Creche Jesus Maria José, no Bairro do Curió-Utinga, área que abriga uma das principais unidades de conservação da Região Metropolitana de Belém

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
17/12/2025 18h37

O espírito natalino ganhou a forma de carinho, sorrisos e esperança em mais uma edição do Projeto Sementes de Natal, realizada pela Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB), do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio). A iniciativa levou brinquedos e alegria para crianças que vivem no entorno do Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna.

Presentes recheados de carinho: celebração promovida pelo Ideflor-Bio aproxima do Parque moradores do Bairro do Curió-Utinga

A ação, realizada nesta quarta-feira (17), beneficiou mais de 60 crianças da Creche Jesus Maria José, localizada no Bairro do Curió-Utinga, área que abriga o Parque, uma das principais unidades de conservação da Região Metropolitana de Belém. Os brinquedos foram arrecadados por servidores do Ideflor-Bio e expositores da Feira da Biodiversidade, realizada semanalmente no Parque Estadual do Utinga, reforçando o engajamento coletivo ao gesto de carinho.

A programação foi além da simples distribuição de presentes. Cada brinquedo levou uma mensagem de cuidado, pertencimento e reconhecimento, fundamental  na relação entre a unidade de conservação e a comunidade que a cerca. Para muitas crianças, o momento representou uma experiência de acolhimento e valorização.

Aproximação - O Projeto Sementes de Natal foi criado com a proposta de estreitar laços entre o Ideflor-Bio e as comunidades do entorno das unidades de conservação que administra. A iniciativa busca aproximar o Instituto da população local, enfatizando o papel do órgão na gestão do Parque Estadual do Utinga e na proteção dos recursos naturais que garantem qualidade de vida.

Na próxima sexta-feira a programação prossegue com uma visita das crianças ao Parque Estadual do Utinga, para que conheçam o espaço de forma lúdica, vivenciem o contato com a natureza e compreendam, desde cedo, a importância da preservação ambiental e do cuidado com o patrimônio natural.

Funcionários do Instituto, ao lado do Papai Noel: programação continua com visitas ao Parque

A expectativa é que o passeio desperte curiosidade e encantamento, fortalecendo a relação das crianças com o Parque. Ao unir educação ambiental e afeto, o projeto almeja a formação de uma geração mais consciente e conectada com a natureza.

Compromisso - Para o Ideflor-Bio, ações como o "Sementes de Natal" reafirmam o compromisso institucional com a responsabilidade social e a educação ambiental. O Instituto reconhece a importância do cuidado com as pessoas que convivem diariamente com as unidades de conservação.

Segundo a gerente da Região Administrativa de Belém do Ideflor-Bio em exercício, Deiliany Oliveira, “o Projeto Sementes de Natal é uma forma de demonstrar que o Ideflor-Bio está presente no território não apenas para proteger o Parque, mas também para cuidar das pessoas que vivem ao seu redor. Cada sorriso das crianças nos mostra que estamos no caminho certo, unindo responsabilidade social, educação ambiental e empatia”.