Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO NATALINA

Centro de Inclusão e Reabilitação reúne usuários e familiares em ambiente de afeto

Programação, que prossegue na quinta-feira (18), reforça compromisso do CIIR com cuidado humanizado e integração comunitária

Por Danielle Carvalho (CIIR)
17/12/2025 16h56
Maria Leal e o filho, Felipe, no encontro com o Papai Noel

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) promoveu, na manhã desta quarta-feira (17), uma programação natalina repleta de afeto, arte e inclusão. A atividade reuniu usuários e acompanhantes, em atendimento na unidade, além de profissionais e representantes do governo do Estado, reforçando o cuidado humanizado e a integração nas celebrações de final de ano.

Secretária Ivete Vaz participou da celebração

A cerimônia contou com a presença da secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, que deixou uma mensagem aos participantes. “Eu estou aqui para desejar, em nome do governador (Helder Barbalho) e da vice-governadora (Hana Ghassan), um Feliz Natal para todos vocês, com muita saúde, com muita paz, e um próspero Ano Novo. Se 2025 foi bom, com certeza 2026 será melhor!”, disse a titular da Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública).

A programação também reuniu Mariela Borges, gerente Administrativa e Financeira,  representando a Gestão do CIIR; Cleiciane Nobre, representante da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), e Bruno Cruz, coordenador da Reabilitação do CIIR, que conduziu as atividades.

Houve apresentação de dança, coordenada pela professora Hellen Sousa; cortejo de presépio, protagonizado pelos profissionais do setor de Arte e Cultura, e distribuição de brinquedos para as crianças presentes, com a presença do Papai e da Mamãe Noel.

Apresentação de dança, com a professora Hellen Sousa e uma usuária, abriu a programação natalina

Presentes com carinho - A programação foi recebida com entusiasmo pelas famílias. Maria Leal, 44 anos, mãe de Felipe Leal Loureiro, 18 anos, moradora de Porto de Moz (município da Região de Integração Xingu, no oeste paraense), participou pela primeira vez da celebração natalina no CIIR. “Hoje, vim trazer meu filho para consultas médicas, e essa programação linda me pegou de surpresa. Achei muito linda a atitude deles. Para nós, mães atípicas, é muito importante porque vemos como os nossos filhos estão sendo tratados. Essa iniciativa envolve muito amor, carinho, compreensão e afeto. Parabenizo e desejo um feliz Natal para todas as famílias do Centro”, disse Maria.

Kelly Cruz e Maitê, usuária com paralisia cerebral, celebraram o Natal no CIIR

Para Kelly Cruz, 41 anos, técnica em Enfermagem, mãe de Maitê, 2 anos, a festa reforçou o espírito natalino e o acolhimento no CIIR. “A festa está bem bonita, organizada. As crianças participam e interagem. Gostei muito. Isso é o Espírito do Natal: família, abraço, caridade, amor, esperança. E aqui a gente encontra esperança para nossas crianças. Encontro esperança para minha filha andar, falar. Fomos bem acolhidas; adorei!”, acrescentou.

A programação natalina do CIIR prossegue na quinta-feira (18), no Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), unidade que integra a estrutura da instituição.

Crianças receberam presentes do Papai Noel: afeto e inclusão

Referência – O CIIR é referência no Pará em assistência de média e alta complexidade a Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Funciona na Rodovia Arthur Bernardes nº 1000, Bairro Val-de-Cães, em Belém.