Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PECUÁRIA

Sedap incentiva revitalização da Câmara Setorial do Leite para desenvolver cadeia produtiva no Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/12/2015 08h51

As novas tecnologias para a pecuária leiteira foram apresentadas aos integrantes das Câmaras Setorial do Leite e Técnico Científica do Conselho do Agronegócio do Pará (Consagro/PA), nesta quinta-feira, 10, no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). A estratégia faz parte da ação do governo que pretende dinamizar a cadeia produtiva no Estado.

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostraram o projeto Leitese/PA, que pretende transferir tecnologias para promover sistemas sustentáveis de produção de leite em propriedades familiares do sudeste paraense. “Essa região concentra 72% de toda a produção leiteira do Estado, mas a cadeia produtiva ainda é pouco organizada e precisa adotar modelos mais adequados de produção, com a finalidade de aumentar a oferta de leite para abastecer os laticínios ali instalados”, informou o pesquisador José Adérito Rodrigues Filho.

A pecuária leiteira paraense é caracterizada pela exploração extrativista, com animais mestiços não especializados que se alimentam de pastagens em áreas degradadas, registrando baixa rentabilidade e controle sanitário deficiente. “A situação é agravada pela falta de informação e ações direcionadas aos produtores. As estradas e o fornecimento de energia elétrica são precários, dificultando ainda mais a atividade”, completou o zootecnista da Embrapa, Bruno di Maria.

O primeiro curso de Boas Práticas em Bovinocultura de Leite foi realizado em novembro no município de Marabá, capacitando 37 técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e de empresas prestadoras de serviço. A prática foi desenvolvida em pequenas propriedades de São Domingos do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins e Eldorado dos Carajás. O projeto vai analisar a estrutura e organização do mercado lácteo regional para subsidiar os bancos e garantir financiamento aos produtores. Em 2016 será realizado o primeiro Dia de Campo para divulgar as ações, despertar o interesse dos produtores a conseguir parcerias.

A secretária adjunta da Sedap, Eliana Zacca, enfatizou a importância de revitalizar a Câmara Setorial da Pecuária Leiteira para direcionar políticas públicas mais adequadas e buscar a articulação das ações dos órgãos envolvidos. “São passos importantes para a criação do Programa Estadual do Leite que vai facilitar a obtenção de recursos para o setor”, concluiu.