Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO

Seduc promove capacitação para 300 professores da educação especial

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/12/2015 17h43

Trezentos professores de escolas públicas estaduais em Belém e interior do Estado, que atuam no atendimento educacional especializado a estudantes em idades diferenciadas, iniciaram nesta segunda-feira (14) capacitação para atuar nas salas de recursos multifuncionais das unidades de ensino, como parte do planejamento de ações da Coordenadoria de Educação Especial (Coees) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para o ano letivo de 2016.

A partir do curso, que tem duração de 40 horas e prossegue até sexta-feira (18), no campus BR da Universidade da Amazônia (Unama), os profissionais poderão atuar de forma mais abrangente e eficaz no atendimento de mais de dez mil estudantes com deficiências variadas na rede estadual.

A abertura do curso reuniu a coordenadora da Coees, Kamilla Vallinoto; o diretor do Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica (Cefor), Carlos Miranda, representando o secretário adjunto de Ensino, Roberto Silva; a coordenadora do Projeto Rios da Inclusão (do Governo do Pará, Prefeitura de Belém e Unicef), Tana Bassi, e dirigentes de unidades educacionais especializadas. Os professores da formação vão atender estudantes com cegueira, baixa visão, surdez, deficiência intelectual, autismo e outras síndromes, assistidos pela educação especial nos municípios paraenses.

Segundo Kamilla Vallinoto, esses estudantes recebem atendimento específico no contraturno escolar (fora das aulas regulares) nas salas de recursos multifuncionais em escolas. O atendimento é feito nas unidades educacionais especializadas da Coees, como a Álvares de Azevedo, Yolanda Martins Silva e Astério de Campos. “Além desse curso, já fizemos duas formações: uma para 100 professores, sobre língua portuguesa para surdos e também em Língua Brasileira de Sinais, para 100 professores”, disse Kamilla Vallinoto.

As salas de recursos multifuncionais fornecem terminais adaptados, jogos, livros, material pedagógico, vídeos e outros itens. Os professores têm, na formação para atuar nesses espaços de educação especial, acesso a metodologias de ensino e explanações, debates e prática, sobre temáticas para o atendimento do público-alvo nas escolas. Os docentes tiveram nesta segunda-feira (14), como primeiro momento do curso, a aula magna proferida pelo professor Felipe Lisboa Linhares, da Seduc e pesquisador da Universidade do Estado do Pará (Uepa), abordando o tema da educação especial no contexto da prática pedagógica inclusiva.

A formação dos docentes tem como instrutores os professores Orlando Santana (que interpretou em linguagem de sinais os hinos do Brasil e do Pará), Oneide Nascimento, Clayton Paiva, Priscila Silva, Edna Becker e Eliane Pereira. Na abertura do curso funcionou uma mostra dos serviços da Coees na rede estadual de ensino e estudantes apresentaram números culturais, como o Coral de Libras, formado por alunos surdos da unidade Astério de Campos.