Prêmio de Inovação da Secretaria da Fazenda destaca desempenho de unidades
A Secretaria da Fazenda (Sefa) promoveu nesta sexta-feia, 18, a cerimônia de premiação das unidades vencedoras da terceira versão do Prêmio Inovação e Qualidade da Gestão Fazendária (PQGFAZ) - Ciclo 2014, que avalia, reconhece e premia o desempenho da gestão. Foram avaliadas 22 unidades fazendárias, sendo 12 Coordenações Regionais (Cerat), sete Coordenações de Mercadorias em Trânsito (Cecomt) e três Coordenações Especiais (Ceeat). Um grupo de sete servidores fazendários fez as avaliações, referentes ao ano de 2014.
Receberam o Troféu Categoria Ouro as coordenações de mercadorias em Trânsito de Portos e Aeroportos; Serra do Cachimbo e Araguaia; as Coordenações Especiais de Grandes Contribuintes e Micro e Pequenas Empresas e as Coordenações Regionais de Belém, Tucuruí, Paragominas, Marituba e Redenção. Na categoria Prata foram premiadas as coordenações de Mercadorias em Trânsito do Gurupi, Belém e Itinga; as Coordenações regionais de Capanema, Castanhal, Breves, Santarém, Marabá e Altamira, além da Coordenação Especial de IPVA/ITCD. Na categoria Bronze foram premiadas a unidades Regional de Abaetetuba e a Coordenação de Mercadorias em Trânsito de Carajás.
Para o secretário da Fazenda, Nilo Rendeiro de Noronha, o prêmio é um estímulo e uma motivação para as equipes, tanto os gestores como os servidores que diariamente desenvolvem as atividades fazendárias. O diretor de Fiscalização em exercício, auditor de receitas José Guilherme Koury, que representou o secretário no evento, lembrou dos desafios de fazer a gestão fazendária e afirmou que as atividades do Fisco exigem, cada vez mais, técnica e liderança.
A avaliação de gestão tem como base os conceitos e fundamentos adotados pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e o Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional da Qualidade. O trabalho foi desenvolvido pela Coordenação de Modernização e Gestão Fazendária (CMGF) da Sefa. O modelo é constituído por oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos, Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados, que orientam a adoção de práticas de excelência em gestão.
Segundo a diretora de Modernização da Sefa, Mylene Marques, a avaliação foi positiva uma vez que se nota um empenho crescente nas unidades fazendárias no sentido de melhorar o nível de excelência em gestão. Neste ciclo mais duas unidades alcançaram a categoria ouro, além do ciclo anterior, o que demonstra a evolução e a fixação dos conceitos de excelência entre os servidores.