Hospital Ophir Loyola destaca aspectos técnicos e científicos da Enfermagem
Programação dissemina experiências exitosas na assistência, no ensino, na investigação, na gestão e em outros cenários de atuação dos profissionais
O Hospital Ophir Loyola encerra, nesta quinta-feira (16), as atividades alusivas a 85ª Semana Brasileira de Enfermagem, que destaca a importância dos profissionais da área para o Sistema Único de Saúde (SUS) e sociedade. A programação conta com mesas redondas, minicursos, palestras, painéis dialogados, gincana solidária, apresentações científicas e culturais e reúne residentes, profissionais de enfermagem e convidados no auditório Luiz Geolás. Em todo o Brasil, a Semana faz referência as datas de 12 e 20 de maio, que celebram o Dia do Enfermeiro e do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, respectivamente.
As exposições orais são relacionadas ao tema nacional "Romper 'Bolhas' no Mundo Atual para o Resistir e o Coexistir da Enfermagem" e subtema "A Enfermagem no HOL na Interação Ensino - Serviço Socioambiental". Este ano, a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) busca consolidar políticas públicas para reconhecer as conquistas e superar os desafios que envolvem a formação na atualidade, assim como evidenciar a importância do desenvolvimento da capacidade de coexistência da enfermagem junto a outros sujeitos sociais para um planeta mais sustentável.
Na ocasião, a mesa solene, presidida pela chefe do Centro de Suporte de Enfermagem (CSE), Eliete Morais, contou ainda com a participação do diretor-geral Jaques Neves, da representante da Diretoria Clínica, Gizelle Azevedo; da Diretora-de Ensino e pesquisa, Margareth Braum e da representante da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn - Seção Pará), Maria de Belém Sozinho. Em seguida, a palestra de abertura “Romper as Bolhas da Alienação Política para Fortalecer Espaços de Luta na Enfermagem" foi ministrada pela vereadora e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), enfermeira Nazaré Lima.
"O que é uma bolha? É um agrupamento de pessoas que pensam semelhantes, que têm hábitos e costumes semelhantes e só conversam entre si. Mas precisamos romper com limitações e interagir de uma forma multiprofissional. A temática proposta pela ABEn visa justamente quebrar paradigmas e promover inovações em nossa área de atuação. É um convite para que a nossa classe trabalhadora tenha participação política, não somente institucional, mas teórica e filosófica. Somos a maior categoria da área de saúde, portanto precisamos refletir sobre a valorização do nosso trabalho", afirmou Nazaré Lima.
Uma estimativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aponta que 90% dos processos de cuidado em hospitais são realizados por esses profissionais. O Pará tem cerca de 17 mil trabalhadores registrados. “O encontro oferece embasamento científico, mas também fortalece os aspectos éticos, técnicos e políticos relacionados à nossa prática na atualidade. São vertentes importantes, considerando que a enfermagem exerce um papel fundamental na assistência e atua em conjunto com a equipe interdisciplinar”, elucidou a coordenadora do evento, Eliete Morais.
Em Belém, o CSE do HOL possui 992 servidores, sendo 163 enfermeiros, 619 técnicos e 66 auxiliares de enfermagem, distribuídos nas clínicas de internação, áreas administrativas e de urgência e emergência oncológica. “Assumimos diversas responsabilidades referentes ao cuidado, como avaliação de diagnóstico, tratamento individualizado, reabilitação e atendimento à família. Também realizamos a identificação precoce de possíveis complicações que afetam o paciente e a prevenção de outros agravos de saúde”, afirmou Eliete.
Ciência da Enfermagem - A programação divulga e dissemina experiências exitosas relacionadas ao cuidar nos âmbitos da assistência, do ensino, da investigação, da gestão e em outros cenários de atuação da enfermagem. Além dos debates realizados, a celebração atribui menção honrosa aos profissionais que construíram a trajetória do Curso de Especialização Modalidade Residência de Enfermagem da instituição de saúde. Também foram ofertados minicursos para contribuir com a capacitação e promoção dos conhecimentos que fundamentam a prática profissional.
A professora doutora Francilene Belo aplicou um dos minicursos intitulado "Suporte Básico e Avançado de Vida". Na ocasião, foram utilizados simuladores de reanimação cardiopulmonar (RCP) adulto e infantil para que os participantes pudessem realizar e verificar a qualidade das manobras. Os simuladores possibilitam um feedback sobre a qualidade da prática e, caso não seja feita com precisão, sinaliza um percentual qualitativo baixo, mas eleva consideravelmente quando as manobras são realizadas com alto padrão de qualidade.
Francilene Belo ministrou um dos minicursos intitulado ‘Suporte Básico e Avançado de Vida’"Precisamos alertar os profissionais de saúde que a reanimação cardiopulmonar precisa ser feita com alta qualidade para que os pacientes não sejam devolvidos para a sociedade com sequelas neurológicas devido a um procedimento mal realizado. Portanto, vou promover a discussão sobre os protocolos internacionais que dão chances para que o paciente sobreviva sem sequelas irreversíveis", destacou a doutora.
Semana - Em 1960, o presidente Juscelino Kubitschek institui a Semana Brasileira, pelo decreto de n° 48.202, estabelecendo a celebração no período de 12 a 20 de maio, datas que rememoram, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Anna Nery, respectivamente. Assim, ficou estabelecido que durante a Semana deveria ser dada ampla divulgação às atividades de enfermagem e congraçamento da classe em suas diferentes categorias profissionais, bem como o estudo de problemas cujas soluções resultem na melhor prestação de serviço ao público.