Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Segup intensifica ações de segurança durante as festas de fim de ano

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/12/2015 15h36

A realização de eventos comemorativos e o deslocamento de famílias para o interior do Estado, em razão das festas de fim de ano, motivaram o reforço do esquema de segurança na Região Metropolitana de Belém e municípios que recebem o maior fluxo de pessoas nesse período. Até a virada do ano, os órgãos que integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Estado estarão atuando de forma integrada com o objetivo de garantir a segurança e tranquilidade da população.

As operações mobilizam agentes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Centro de Perícias Científicas 'Renato Chaves' (CPC), Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu) e Centro Integrado de Operações (Ciop).

Polícia Militar – Ao todo, cerca de 300 policiais militares vêm reforçando o policiamento em pontos estratégicos da Região Metropolitana de Belém e em cidades com grande fluxo de visitantes no interior desde a última sexta-feira, 18, por meio da operação "Boas Festas 2015", em parceria com os demais órgãos do Sistema de Segurança Pública. Cerca de 250 policiais reforçam o policiamento na capital, além do quantitativo já existente no policiamento ordinário. No interior, esse reforço será de 50 homens.

A intensificação das ações aumentará o número de abordagens a pessoas, coletivos, motocicletas e transportes alternativos por meio de barreiras policiais, revistas veiculares, incursões de tropa, ampliação dos postos de parada de viatura, de pontos de observação, monitoramento e outras ações de policiamento ostensivo. A meta é prevenir ações delituosas, além de compor forças-tarefas em fiscalizações de outros órgãos da área de Segurança Pública.

Comércio - Neste primeiro momento, a ênfase será nas áreas comerciais, bancárias, loterias e estabelecimentos afins, onde é maior o fluxo de pessoas em razão das compras natalinas. Durante a operação, todo o aparato da polícia está sendo utilizado: viaturas, motocicletas, bicicletas, embarcações e aeronaves. A intenção é coibir ações criminosas, com ênfase no combate ao tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo.

Interior - Além dos perímetros urbanos, as regiões de grande atração de público, como balneários da Região Metropolitana - Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci - e outros locais procurados para o descanso e lazer nas Regiões do Salgado e Arquipélago do Marajó, também serão alvo da operação.

Todos os comandos da PM estão envolvidos no esquema de segurança montado para este fim de ano, que abrange ainda Batalhões, Companhias, Pelotões, Postos de Policiamento e Unidades Integradas; o Comando de Policiamento da Capital e da Região Metropolitana, outros Comandos Regionais, além dos Comandos de Policiamento Especializado, de Missões Especiais e Companhia de Comando e Serviços do Comando Geral. As atividades também contam com o apoio do Corpo Militar de Saúde e do Centro de Psicologia e Assistência Social. Já os levantamentos e informações ficam a cargo do Serviço de Inteligência.

Polícia Civil – Policiais civis irão reforçar os plantões nas delegacias que atendem aos balneários de Mosqueiro, em Belém; Salinópolis e Marudá, no nordeste paraense, durante os feriados prolongados de Natal e de Ano Novo. A medida visa reforçar as equipes que já trabalham nas unidades dessas regiões, para atender a demanda de ocorrências policiais que tende a aumentar nesse período do ano.

Em Salinópolis e Mosqueiro, a Polícia Civil vai contar com o apoio de policiais civis da Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema), que atuará na prevenção e combate à poluição sonora, e da Divisão de Polícia Administrativa (DPA), que fiscalizará o funcionamento de bares e casas de show. Ao todo, serão 25 policiais civis enviados como reforços e que irão se somar aos que já compõem os quadros fixos das delegacias locais. 

Em Belém e demais municípios, o atendimento nas delegacias ficará à cargo de policiais civis que trabalharão em escalas de plantão. Na capital paraense, a Polícia Civil vai contar com servidores atuando em plantões 24 horas, para registrar ocorrências e proceder a prisões em flagrante, nas seguintes unidades: São Brás, Sacramenta, Icoaraci, Marambaia, Mosqueiro, Terra Firme, Outeiro, Jurunas, Ananindeua, Icuí, Marituba e Benevides. Nas demais delegacias, o efetivo estará disponível para prestar orientações e encaminhamentos. 

Também haverá escalas de plantão na Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e na Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA) para atender ocorrências relacionadas à violência doméstica contra a mulher e crimes relacionados à criança e ao adolescente, respectivamente, no período de 24 horas, nos feriados prolongados de Natal e de Ano Novo.

Nas unidades policiais especializadas, o atendimento contará com plantões de 24 horas e equipes de sobreaviso na Divisão de Homicídios de Belém, Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), Divisão de Prevenção e Repressão a Crimes Tecnológicos (DPRCT), Divisão de Meio Ambiente (DEMA) e Divisão de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR). No interior do Estado, os atendimentos às ocorrências serão realizados nas unidades policiais das sedes dos municípios e nas Seccionais Urbanas de Polícia.

A Polícia Civil ressalta que a população poderá acessar os serviços telefônicos 181 (Disque-Denúncia) e 190 (Centro Integrado de Operações) para acionar as unidades policiais durante as festas de Natal e Ano Novo, seja para denunciar crimes ou solicitar a presença policial imediata.

Detran – O Departamento de Trânsito do Estado do Pará estará com uma equipe de 180 agentes de fiscalização e operação de trânsito e 20 agentes de educação em Salinópolis, Mosqueiro, Salvaterra, Bragança e Soure. As ações são voltadas à educação e fiscalização de trânsito, com foco no comportamento seguro ao volante, fiscalizando o uso de itens como capacete e cinto de segurança, coibindo o excesso de velocidade e o consumo de álcool na condução de veículo, e promovendo ações educativas.

O Detran alerta aos condutores que o calendário de licenciamento 2015 encerrou no início de dezembro, portanto, condutores que não efetuaram o pagamento do tributo já estão irregulares, passíveis de serem autuados durante a realização de blitze.

Portanto, antes de pegar a estrada, é importante verificar todos os itens de segurança e a documentação do veículo e do condutor. O diretor técnico e operacional Valter Aragão orienta cautela os condutores e motociclistas. "Este é um período de festas, em, que há uma grande circulação de pessoas e carros. Portanto, atenção redobrada e paciência são fundamentais para que não tenhamos o registro de acidentes".

Corpo de Bombeiros - Entre os dias 23 de dezembro e 3 de janeiro de 2016, o Corpo de Bombeiros do Pará estará presente nas praias de Mosqueiro, Outeiro e Salinas, sempre entre 8h e 18h.

A corporação atuará com os procedimentos preventivos e operacionais, oferecendo ao público atendimentos básico e avançado - serviço de resgate, de atendimento pré-hospitalar e de proteção balneária (guarda-vidas e operação estrada) - durante as festas de fim de ano (Natal e Reveillon).

GFlu – O Grupamento Fluvial de Segurança Pública dará suporte aos órgãos que atuam no policiamento de rios e fiscalização de embarcações, como a Companhia Independente de Polícia Fluvial da Polícia Militar (CIPFLU), Delegacia de Polícia Fluvial da Polícia Civil (DDFLU) e Grupamento Marítimo e Fluvial do Corpo de Bombeiros Militar, oferecendo apoio logístico principalmente com o emprego de embarcações e combustível, seja no Policiamento Fluvial Ostensivo, Proteção Balneária com atividades preventivas e de salvamento de guarda-vidas, ou de natureza Policial Judiciária.

O GFlu irá disponibilizar uma equipe de manutenção de motores náuticos para atuar em qualquer caso de pane de lanchas, sobretudo nas que operam no interior do Estado, onde a carência de oficinas especializadas é maior, executando reparos in loco e reduzindo consideravelmente o tempo resposta às demandas das comunidades, empresas e pescadores que utilizam os rios para o seu deslocamento e subsistência.

Graesp – O Grupamento Aéreo de Segurança Pública contará com 10 aeronaves, sendo sete com asas rotativas e três com asas fixas, atuando nas vias de acesso e no monitoramento aéreo, na capital, Região Metropolitana de Belém e interior do Estado. Além disso, fará vôos policiais e atendimentos aeromédicos. Ao todo, serão monadas seis bases de atuação: Belém, Salinas, Marabá, Santarém, Redenção e Altamira.   

 CPC Renato Chaves - De 24 a 27 de dezembro, o Centro de Perícias Renato Chaves funcionará em escala de plantão 24h, realizando perícias de lesão corporal, exames sexológicos, constatação de drogas e dosagem alcoólica, assim como perícia de local de crime, liberação e remoção de cadáveres normalmente. Já em relação às necropsias, o serviço funcionará das 8h às 22h.

O CPC disponibilizará equipes de peritos criminais que ficarão de sobreaviso para a realização de qualquer tipo de análise necessária. Esse regimento será adotado em Belém e nas demais unidades regionais e núcleos avançados localizados no Estado. A direção do CPC disponibiliza o contato 99100-4007 para os usuários que venham a necessitar desses serviços.     

Ciop - O monitoramento eletrônico será feito por 274 câmeras, sendo 186 na Região Metropolitana de Belém, distribuídas em 28 bairros na capital, além de Ananindeua, Icoaraci, Ilha de Mosqueiro, Santa Bárbara, Marituba e Outeiro; oito para o sistema prisional; e 80 para municípios do interior do Estado: Altamira (35), Capanema (05), Castanhal (10), Salinópolis (10) e Santarém (20).

Neste final de ano, o Ciop também reforçará o serviço de videomonitoramento na RMB, com mais 20 homens da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que estarão à frente desse trabalho nos finais de semana e no período de 15 de dezembro a 05 de janeiro de 2016, durante a Operação "Boas Festas". A base do Ciop, em Belém, funcionará initerruptamente, com o serviço de militares estaduais e colaboradores civis que trabalham em escalas e turnos de seis horas por dia.