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Seju registra quase 2 mil atendimentos em ação de cidadania na região nordeste

Moradores de quatro municípios tiveram acesso à emissão de documentos e ao cadastro na plataforma gov.br

Por Igor Oliveira (SEJU)
13/05/2024 19h19

A Secretaria de Estado de Justiça (Seju) promoveu, no período de 1º a 12 de maio, ações de cidadania nos municípios de Viseu, Bragança, Capanema e Salinópolis, na Região de Integração Rio Caeté, nordeste paraense. Cerca de 2 mil atendimentos foram realizados, incluindo emissão de carteira de identidade e certidão de nascimento, além de cadastro na plataforma gov.br, que possibilita acesso a serviços, incluindo carteira de trabalho digital e seguro social.

A emissão da carteira de identidade foi o serviço mais procurado, com mais de mil atendimentos realizados. Segundo Nathaniel Maia, morador de Capanema, disse que “até ficamos constrangidos ao mostrar um RG muito antigo. Mas essa via emitida aqui já vem com todas as informações necessárias. E todo o processo é no mesmo dia. A gente já sai com uma identidade rápida e atualizada. É muito importante para a população”.

O titular da Seju, Evandro Garla, ressaltou a importância das ações coordenadas pela Secretaria. “Promover o acesso a documentos essenciais é um dos fundamentos do trabalho da Secretaria de Justiça. É com a certidão ou RG que se consegue, por exemplo, marcar uma consulta médica ou obter benefícios sociais. Por isso, seguimos com o planejamento de levar esses serviços de cidadania para todas as regiões do Pará”, informou o secretário.

Cadastro digital - De acordo com Carol Lobato, coordenadora de Cidadania da Seju, o cadastro na plataforma gov.br tem sido cada vez mais procurado nas ações de cidadania promovidas pela Secretaria. “A maior demanda ainda é pela emissão de identidade e certidão, mas notamos este ano que há mais atenção do público para o cadastro no portal do governo, já que por ele se tem acesso a outros benefícios”, explicou.

Carol Lobato ressaltou o reconhecimento da população à importância dos serviços oferecidos. “Muitas cidades visitadas não têm um posto de identificação ou, se tem, só é possível agendar a emissão para os próximos três meses. E nessas ações já conseguimos oferecer o serviço de forma gratuita, com resultado na hora. Eles agradecem sempre por esse trabalho, porque já conseguem resolver outras pendências, às vezes no mesmo dia”, acrescentou.