Secretaria de Justiça celebra 35 anos do Projeto Cidadania com superação da meta de 2023
A programação destacou a importância do trabalho desenvolvido em todas as regiões do Pará e homenageou os servidores envolvidos nas ações
Promover a emissão de documentos pessoais, garantindo o direito à cidadania, principalmente às pessoas em situação de vulnerabilidade. É com esse objetivo que o Projeto Cidadania, coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça (Seju), percorre os municípios paraenses há 35 anos. Para celebrar mais de três décadas de ações, a Seju homenageou nesta quinta-feira (7), em Belém, todos os servidores envolvidos no projeto.Secretário Evandro Garla (à dir.) durante as homenagens aos servidores
O titular da Seju, Evandro Garla, agradeceu a todas as pessoas que já passaram pelo projeto e àquelas que estão na ativa. “Se colocarmos na ponta do lápis a quantidade de pessoas atendidas pelo projeto nesses anos, o resultado supera a população de Belém. Isso é dignidade e cidadania; é promover a base de inclusão social através de uma dedicação que vai além da questão profissional”, afirmou o secretário.
Evandro Garla lembrou que a meta do Projeto Cidadania, prevista pelo Plano Plurianual (PPA) para este ano, era de 11.250 atendimentos em 25 municípios. Mas até o final de novembro esse resultado já superava 32 mil pessoas atendidas, em mais de 40 cidades. “Isso é resultado da cooperação de todas as áreas da Secretaria de Justiça, dos processos intermediários até o final da ponta. É assim que superamos a meta e continuamos com esse empenho”, destacou o gestor da Seju.
O servidor Roberto Vulcão trabalha nas ações do projeto desde o início e reforça a importância do trabalho realizado. “As memórias são muitas. Os obstáculos sempre existiram e existem até hoje, porque esse é um projeto de execução direta com a população. E o que mais conforta é que sabemos que se trata de um serviço extremamente útil. Como funcionários públicos, nós temos esse dever, mas sabemos que o final disso tem a satisfação da pessoa que necessita desse serviço. É o direito do cidadão ter, e é o dever do Estado levar”, disse o servidor.
Roberto Vulcão é pioneiro do Projeto CidadaniaTrabalho em equipe - Além da emissão de documentos, o Projeto Cidadania inclui a realização de casamentos comunitários e orientação sobre a utilização da certidão de nascimento, emissão de 2ª via de CPF, de carteira de trabalho, do título digital (e-título) e acesso à conta gov.br, dentre outros serviços.
Carol Lobato, coordenadora de Cidadania da Seju, ressaltou o empenho de cada servidor, que resulta no bom atendimento nas ações do projeto. “Testemunho diariamente a dedicação de cada um de vocês para essa causa. Vocês também passam por dúvidas e dificuldades, mas na frente do usuário deixam tudo para trás e se empenham em atender aquela pessoa. Por isso estamos fazendo essa homenagem. Juntos, formamos uma equipe unida pela visão de um amanhã mais justo e inclusivo”, informou.
Carol Lobato ressaltou o empenho de cada servidorA coordenadora ainda agradeceu aos motoristas das equipes e às voluntárias que, guiadas pelos veteranos, ajudam no atendimento à população.
Ao final do evento, o secretário Evandro Garla, e demais autoridades presentes, entregaram medalhas aos servidores, além de uma comenda de agradecimento da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).