Qualificação dos profissionais de enfermagem da Santa Casa fortalece atendimento
A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava de pessoas convalescentes
A data de 12 de maio é comemorada mundialmente como o Dia da Enfermagem. Homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu nesta data no ano de 1820. No Brasil, neste mês, a categoria homenageia também Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar, no século 19, voluntariamente, para atuar em hospitais militares, durante a Guerra do Paraguai.
O processo de enfermagem é a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando à assistência ao ser humano e deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados. Benedita Martins, coordenadora-geral de Enfermagem da Fundação Santa Casa, que representa cerca de 1.400 profissionais, destaca que em seus 374 anos de história, a enfermagem vem traçando uma história de êxitos e sucessos, que não seria possível sem que gerações e gerações de profissionais de enfermagem, se formassem e se dedicassem a esta Instituição.
“Nossa história e nossas conquistas, concretizadas com o aumento da estrutura, da complexidade, da incorporação de tecnologias e com a intensificação da busca pela qualidade e segurança de nossos serviços nos levam, no momento atual, a uma perspectiva de ter e manter o status regional de hospital público 100% SUS a trabalhar em consonância com as políticas nacionais de atenção hospitalar e de humanização, sendo a maior maternidade pública da região, tendo a proficiência de aumentar a saúde e o bem estar de cada adulto, mulher e criança aqui assistidos”, ressalta Benedita.
Para Norma Assunção, diretora técnica assistencial da Fundação Santa Casa, o profissional de enfermagem tem um olhar significativo no trato com os pacientes, quando dá apoio naquele momento difícil, e que o paciente reconhece e se sente apoiado no trabalho desse profissional.
“Durante a Semana da Enfermagem, que acontece na Santa Casa, há todo esse reconhecimento do trabalho de cada um, em cada setor do hospital. A parte científica é fundamental e o conhecimento é um legado que ninguém tira da categoria. E sem conhecimento não se consegue crescer, tanto na Santa Casa, como em qualquer lugar que esse profissional trabalhe”, destaca Norma Assunção.
Semana de Enfermagem - A pré-programação, que inicia nesta segunda-feira (13) e vai até sexta-feira (17), com treinamento em Terapia Infusional, é voltada para capacitar a equipe de enfermagem da Santa Casa. “Serão várias turmas para que a gente possa contemplar o maior número de enfermeiros e técnicos de enfermagem da instituição. Na próxima sexta-feira, ainda, teremos também o chá da enfermagem. Esse ano a nossa programação da Semana de Enfermagem vai acontecer nos dias 28 e 29 deste mês. E vamos encerrar a nossa programação no dia 8 de junho com o almoço de confraternização da enfermagem”, informa a coordenadora-geral de Enfermagem Benedita Martins .
“A enfermagem não é a única categoria engajada neste propósito, mas sem qualquer dúvida tem a maior representatividade profissional, e como tal, tem influência crucial na experiência do paciente, no desfecho clínico, na decisão compartilhada com o usuário e com seus pares, e sobretudo, no desdobramento final de todo esse esforço, revertendo-se em saúde para todos e para todas que têm nesta Instituição a sua referência, e sobretudo, sua opção e sua esperança de que a promoção, a proteção e a recuperação da saúde saia do plano teórico e seja, de fato, uma experiência válida”, destaca a coordenadora.