Estudantes da rede estadual têm aula prática de Educação Ambiental em Cotijuba
Iniciativa envolveu alunos do Ensino Médio, e foi coordenada pela professora de Biologia, Taiane Novaes; e pela professora de Química, Priscilany Santos
Estudantes da Escola Estadual Marta da Conceição, na Ilha de Cotijuba, localizada na Região das Ilhas de Belém, participaram de uma aula prática no Museu Paraense Emílio Goeldi, a fim de realizar uma pesquisa de campo no componente Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima. A visita foi realizada, na quarta-feira (24), e envolveu 20 estudantes da 2ª série do Ensino Médio.
Coordenado pelas professoras de Biologia, Ma. Taiane Novaes e a de Química, Dra. Priscilany Santos, o projeto surgiu com o intuito de instrumentalizar os estudantes à observação e identificação da fauna e flora presentes no Museu, bem como enriquecer e transversalizar o conhecimento científico desenvolvido pelos estudantes na Ilha de Cotijuba.
“Achei bem satisfatório a aula, pois aprendi muitas coisas que posso levar para o meu dia a dia. Pude conhecer a fauna, os animais e a flora, coisas que só vemos dentro de sala de aulas. Aprendi também como é importante e que devemos preservar mais o meio ambiente”, afirma Diego Lima, estudante.
A estudante Pâmela de Oliveira falou sobre a aplicação na prática dos ensinamentos aprendidos no componente curricular de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima. “Vi sobre o que é a fauna, o que é a flora, vi as separações das espécies, tanto de animais como de vegetais, além da história de cada uma das espécies. Foi a primeira vez que eu fui ao museu e gostei muito da visitação”, conta a aluna.
O local foi escolhido por ter a maior concentração de espécies animais e vegetais do Bioma amazônico para pesquisa. “Conseguimos possibilitar aos alunos das comunidades ribeirinhas esse contato com o bioma amazônico. Então, dentro da proposta, hoje, trabalhada de forma interdisciplinar, plural, dentro do espaço escolar, nós conseguimos entender um pouco e perceber um pouco do que está dentro dos livros, do que é apresentado para o aluno dentro de sala de aula. E eles conseguiram, através de uma aula prática, observar as espécies e vegetais. Conseguiram também entrar em contato de forma direta com a fauna amazônica, algumas em extinção. Então, poder possibilitar essa ida, até mesmo para aqueles que nunca tinham ido transforma o ensino e aprendizagem desse aluno”, disse Lorena Magalhães, diretora da unidade.
Educação ambiental nas escolas - O Pará é o primeiro estado do Brasil a garantir, em todas as etapas do ensino, um componente curricular obrigatório de Educação Ambiental nas escolas estaduais para fomentar o pensamento e a prática sustentável de forma contínua. A Seduc oferece, já neste primeiro semestre, o componente de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima para toda a educação básica, de forma obrigatória nas escolas estaduais e, por adesão, nas municipais.