Uepa levará ações ao Cordão do Galo no Marajó
Na comemoração dos 10 anos do projeto Cordão do Galo, no Arquipélago do Marajó, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) se fará presente, por meio de ações culturais e de educação promovidas pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Crianças, jovens e adultos poderão participar das oficinas, palestras e do cortejo que integram a programação, entre os dias 8 e 14 de janeiro, em Cachoeira do Arari. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente no Museu do Marajó, antes das atividades.
O projeto ofertará oficinas de técnicas circenses, canto popular e dança tradicional, ministradas por artistas culturais. Haverá também palestras sobre meio ambiente e sustentabilidade, apresentadas por discentes do curso de Ciências Naturais do Campus de Salvaterra; e de Cidadania e Infância, proferidas por acadêmicos de pedagogia.
Apoiar o cortejo, pela primeira vez, vai ao encontro da proposta do NAC em estar presente nos diversos campi e próxima às cidades do entorno. “Estamos felizes em colaborar com o projeto. Além da cultura popular marajoara, vamos dialogar na perspectiva da sustentabilidade e do direito a ser criança na ilha. A relação das comunidades com a água e a floresta levanta a necessidade do cuidado com o espaço e a valorização das vivências, da memória dos pais”, comentou o coordenador do NAC, Marcos Alexandre Ribeiro.
Em parceria com o Instituto Arraial do Pavulagem, a Fundação Curro Velho e a Irmandade dos Devotos do Glorioso São Sebastião (IDGSS), o arrastão Cordão do Galo foi criado em 2008, inspirado nos folguedos de bicho, característicos do Pará. O nome também faz referência à obra do padre Giovanni Gallo, italiano naturalizado brasileiro, fundador do Museu do Marajó.
O folguedo foi criado após o inventário do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), em 2004, que reconheceu a Festividade do Glorioso São Sebastião, em Cachoeira do Arari, como patrimônio cultural de natureza imaterial. “É uma ação de salvaguarda dos registros culturais, que vão além do papel religioso. Durante a festividade, que ocorre entre os dias 10 e 20 de janeiro, haverá também atividades esportivas de corte”, salientou Albertinho Leão, coordenador da IDGSS.
Em dezembro ocorreram as oficinas de confecção e manutenção de adereços, alegorias e instrumentos de percussão. Agora em janeiro, com a participação da Uepa, serão realizadas as vivências do NAC e os ensaios para o grande cortejo pelas ruas da cidade, previsto para o próximo domingo, dia 14.
Serviço:
Ações Culturais e Educativas no Cordão do Galo
Data: 8 a 14 de janeiro de 2018
Local: Museu do Marajó, localizado na Travessa Maj. Emiliano Santos, 199, Cachoeira do Arari.
Horários das Oficinas
- Técnicas Circenses
- 9h às 12h – 30 vagas para crianças de 7 a 12 anos
- 15h às 18h – 30 vagas para adultos e jovens a partir de 13 anos
- Canto Popular
- 9h às 12h – 30 vagas para crianças de 7 a 12 anos
- 15h às 18h – 30 vagas para adultos e jovens a partir de 13 anos
- Dança Tradicional
- 9h às 12h – 30 vagas para crianças de 7 a 12 anos
- 15h às 18h – 30 vagas para adultos e jovens a partir de 13 anos
Palestras
- Meio Ambiente e Sustentabilidade – dia 11 de janeiro, das 9h às 12h – 30 vagas.
- Cidadania e Infância – dia 12 de janeiro, das 9h às 12h – 30 vagas.