Expresso Cultural mobiliza crianças das Usinas da Paz com exposição indígena
Iniciativa acontecerá de 27 abril a 5 de maio, e vai apresentar peças com valores simbólicos para os povos originários e a própria cultura dos povos
Mais de 280 crianças e adolescentes irão visitar o Museu do Estado do Pará, no período de 27 abril até 5 de maio, através do programa “Expresso Cultural”, realizado nas Usinas da Paz (UsiPaz) como ferramenta de educação patrimonial, cultura e arte. Desta vez, os visitantes irão conhecer a exposição “Bancos Indígenas do Brasil”.
A iniciativa é do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e da Secretaria de Cidadania Estratégica de Articulação e Cidadania (Seac). O programa faz parte das articulações para a democratização e acesso de alunos de escolas públicas aos espaços culturais.
No total, serão 40 crianças e adolescentes de cada bairro da UsiPaz que participarão do percurso, que será estendido durante dois fins de semana. O cronograma começa neste sábado (27) e terão dois turnos: manhã (UsiPaz do Bengui) e à tarde (UsiPaz Jurunas). Durante a visita, os alunos conhecerão a mostra de bancos indígenas e participarão de oficinas sobre suas experiências subjetivas com o acervo.
A ação tem como propósito principal traçar o diálogo com as crianças através do lúdico e do acervo visual, de modo que conheçam as peças que possuem valores simbólicos para os povos originários e a própria cultura, valorizando os conhecimentos indígenas e interagir com a preservação da floresta.
A inclusão dos ensinos indígenas com estudantes desde a infância é fundamental para a efetivação da lei que prevê o estudo obrigatório da história e cultura indígena e afro-brasileira, explica a diretora do MEP, Tamyris Monteiro. A ação, de acordo com a gestora, utiliza o equipamento cultural como mecanismo de ampliação do ensino básico, que muitas vezes não são tematizados em salas de aula.
"A exposição Bancos Indígenas do Brasil será o eixo que dialogamos com as crianças atendidas pelas Usinas da Paz. Nesta ação temos a confluência das principais questões que atravessam a Amazônia atualmente, que é o debate a questão climática, a urgência da proteção florestal, dentro de uma perspectiva que considere a biodiversidade", completou.
Cronograma completo do Expresso Cultural - As atividades com as crianças e adolescentes serão realizada nos sábados e domingos que seguirão.
Confira:
27/04 (sábado) - manhã (7h30): Usina do Bengui
27/04 (sábado) - tarde (13h30): Usina do Jurunas-Condor
28/04 (domingo) – manhã (7h30): Usina do Icuí
28/04 (domingo) – tarde (13h30): Usina da Cabanagem
04/05 (sábado) – manhã (7h30): Usina de Marituba
04/05 (sábado) – tarde (13h30): Usina da Terra Firme
05/05 (domingo) – manhã (7h30): Usina do Guamá
Texto de Quezia Dias / Ascom Secult