Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"SEGURANÇA POR TODO O PARÁ"

Agentes de segurança são capacitados para atendimento de pessoas em situação de rua do município de Castanhal

A iniciativa faz parte da implantação da 3º fase do segurança Por Todo o Pará que inicia a suas atividades com a capacitação de agentes públicos e rede de apoio no atendimento e acolhimento aos grupos vulneráveis

Por Walena Lopes (SEGUP)
24/04/2024 14h19

Visando melhorar e capacitar, ainda mais, o Governo do Pará promove ações de segurança voltadas aos grupos vulneráveis do município de Castanhal, na Região Metropolitana de Belém. Desta vez, mais de 40 agentes públicos participaram de uma qualificação voltada ao atendimento direcionado à população em situação de rua da cidade. A capacitação foi promovida pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS). A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pela 3ª fase de implantação do projeto "Segurança Por Todo o Pará", que será iniciado em Castanhal, nesta próxima quinta-feira, 25. 

A capacitação tem o objetivo de orientar os agentes durante as abordagens, para ser feito um atendimento mais sensibilizado e humanizado às pessoas em condições de vulnerabilidade nas ruas. As orientações foram realizadas nos dias 22 e 23 de abril no município.  

"Estamos retomando com as atividades do projeto Segurança Por Todo o Pará e com isso veio a necessidade de capacitar nossos agentes para podermos atender da melhor forma aos grupos vulneráveis da região, atendendo a uma necessidade do município quanto às pessoas em situação de rua, e assim, conseguimos finalizar essa qualificação para que o projeto possa ser iniciado com os agentes preparados para os atendimentos voltados a esses grupos que precisam de uma abordagem diferenciada", pontuou o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado.

A capacitação 

Foram abordados temas como: as políticas de assistência; a pessoa em situação de rua; da realidade do Brasil e do Pará, e ainda, foram realizadas oficinas e dinâmicas interativas para que os agentes possam aprender e entender melhor o contexto da vulnerabilidade da população e dialogar de forma sistemática o trabalho de assistência social e segurança pública. A capacitação também abrangeu uma rede de apoio que atua no município, a exemplo de órgãos municipais de assistência e de promoção social. 

Para o secretário de indústria e comércio do município, Kleiton Sampaio, a iniciativa é de grande importância para atender à demanda voltada às pessoas em situação de rua que o município apresenta. 

"Essa capacitação, não tenho dúvidas, de que vai ser muito importante para o município de Castanhal e vai contribuir para que nós, como gestão pública, e também a iniciativa privada, possamos ter o melhor trato, melhor visão, melhor manejo de como tratar essas pessoas, como conduzi-las da melhor forma e, com isso, contribuir com o município. Castanhal, é vista hoje como um polo, e necessita dessa demanda, com isso podemos conduzir essas pessoas e direcionar para os locais certos, contando com o apoio da segurança pública". 

Continuidade - Em Belém, mais de 54 agentes de segurança e rede de apoio foram capacitados na segunda turma qualificada na capital, para o melhor atendimento às pessoas em situação de rua, dando continuidade as ações já desenvolvidas em Castanhal. As orientações iniciaram na manhã desta terça-feira, 23, e finalizaram nesta quarta-feira, 24, no 2º Batalhão de Polícia Militar.

Durante a aula os agentes puderam ouvir o depoimento de um ex-morador de rua, Francineudo de Oliveira, 50 anos, que relatou a vivência nas ruas e a relevância do apoio e ajuda dos órgãos de segurança para um melhor acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade. 

"É importante a divulgação da ajuda que as pessoas em situação de rua podem ter, para poder mudar e evoluir. Hoje pude dividir um pouco dessa minha história de mudança, de evolução. A própria Polícia Militar, através dos seus polícias, dos seus dirigentes, tem me oferecido essa ajuda. E eles querem saber como é a vida de um uma pessoa em situação de rua, então é uma troca, é uma experiência edificante. Se queremos realmente mudar, temos que enfrentar muitos desafios, e nesse caminho é muito importante saber quem está com a gente, a que possamos recorrer. Os órgãos públicos têm seus braços, que podem fazer, basta a gente querer e também pedir essa ajuda para podermos contar com eles também e nisso ambos mudamos essa realidade", disse o ex-morador de rua.  

Para o Inspetor da Guarda Municipal de Belém, Serrão, a capacitação proporciona aos agentes de segurança mais conhecimento e ajuda para as condutas durante o dia a dia nas ruas. 

"O curso proporciona aos agentes de segurança pública, um conhecimento muito importante, visto que contribui de forma significativa para a nossa atuação nas ruas. Estamos tendo informações novas relevantes nos ajudando a somar com o que encontramos na nossa rotina de trabalho", disse o Inspetor.

Participam da capacitação agentes das Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal de Belém, Secretaria de Assistência (CREAS), Secretaria de Saúde Pública, Secretaria de Indústria e Comércio, Associação Empresarial, Proteção Social, Associação Papa João XXIII.