Graesp promove diversão e inclusão para Grupo Mundo Azul em alusão ao mês de Conscientização Sobre o Autismo
Diversão, brincadeiras e muitas descobertas sobre a aviação tornou a manhã deste sábado, 20, mais alegre para mais de 50 famílias que integram o Grupo Mundo Azul na programação “Asas da Inclusão”. O evento foi realizado pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) vinculado a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em parceria com o Grupo, no pátio do Graesp, em Belém.
A programação é alusiva ao mês de conscientização sobre o Autismo e aos 20 anos do Graesp, que abre as portas para que as famílias com crianças, adolescentes e adultos possam conhecer de perto as instalações, aeronaves e o funcionamento do Grupamento.
Coronel Armando Gonçalves, diretor do Graesp, explicou a importância da programação nesse ano em que o grupamento completa 20 anos de atuação, portanto uma série de atividades alusivas estão sendo realizadas, e está, é essencial para todos, que é incluir as famílias para promover a inclusão e conscientização sobre o autismo.
“Com essa parceria com o grupo, promovemos inclusão social e aproximamos as crianças, adolescentes e adultos junto aos familiares das atividades que realizamos. Aqui, eles estão se divertindo com brincadeiras e também conhecem um pouco das nossas atividades e como é que o nosso convívio aqui diário. Então estamos muito felizes em alcançar o objetivo de trazer essas crianças e aproximar elas do nosso trabalho aqui”, afirmou o diretor.
Várias atividades foram planejadas para garantir a diversão e alegria das famílias presentes, dentre elas a tirolesa que ganhou atenção de todos presentes, proporcionando diversão e integração entre os participantes. Assim como, atividades lúdicas e, em especial, a apresentação das aeronaves e equipamentos, e a oportunidade deles conhecerem dentro das aeronaves, fazerem registros fotográficos e aproveitarem a experiência, que para muitos, foi inédita.
Eduarda Coutinho, membro da administração do Grupo Mundo Azul, explicou que o grupo é formados por várias famílias, mães de pessoas autistas, que são crianças, adolescentes e adultas. “Então assim, nós temos mães, tias, avós, madrinhas, irmãs, que têm pessoas autistas, e nós não somos só um grupo que funciona no virtual, nós temos o nosso grupo que funciona no WhatsApp e com atividade presenciais, que eu costumo dizer que é a vida real. Então, todo mês nós temos um evento ou uma ação. Por exemplo, no mês de abril nós estamos tendo várias ações em todos os fins de semana, e esse fim de semana o Graesp está fazendo uma ação junto com a gente, o que para nós é muito importante porque é um evento que a gente conseguiu trazer as famílias, para conhecer, ver o avião no céu e demonstrar essa nova experiência para muitos deles. Sabemos que nem todas as crianças têm a oportunidade de ver um helicóptero pertinho, eu por exemplo nunca tive. Então, assim, hoje a gente está realizando sonhos de famílias inteiras lá porque muitos adultos nunca tiveram essa oportunidade e, de repente, quem sabe nós não temos aqui futuros pilotos por causa desse evento, que está agregando tanta coisa pra gente”, afirmou.
A ação contou também com a participação da Liga Acadêmica de Terapia Ocupacional em Neuropediatria da Universidade do Estado, presente com três estações de atividades, incluindo circuito psicomotor, atividades de coordenação motora e jogos de raciocínio lógico. São profissionais especializados em autismo, como psicólogos, neuropsicólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos e nutricionistas, que estiveram disponíveis para interagir com os visitantes e fornecer informações sobre o autismo e perspectivas terapêuticas.
Para Regiane Medeiros, que faz parte do grupo com o filho Rodrigo, a mãe foi muito especial.
“A gente luta pela inclusão e nada melhor do que estarmos num espaço desse, que não é de fácil acesso no nosso dia a dia. Então hoje isso é de muita importância para que nós e nossos filhos tenhamos essa experiência de proximidade. Então essa é uma oportunidade de conhecer uma cabine, de conhecer o avião de perto. Para mim está sendo enriquecedora, pois hoje eles estão podendo explorar melhor esse ambiente, e sendo muito bem recebidos por toda a equipe”, celebrou durante as atividades em que participava junto ao filho.
Mais de 150 pessoas participaram da programação, entre profissionais do Graesp, Grupo Mundo Azul, profissionais da Uepa e as famílias, na programação que durou toda a manhã deste sábado.