No dia de seu aniversário, Acará ganha mais uma agroindústria com registro na Adepará
O registro faz parte das ações do Governo e ampliará o mercado para os pequenos produtores, gerando emprego e renda para a agricultura familiar
Mais uma agroindústria conquistou o Certificado de Registro de produto artesanal no Estado, sendo agora uma de processamento de polpa de frutas. A certificação é fornecida pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e foi entregue pelo governador Helder Barbalho, durante sua agenda realizada no município de Acará, região de Integração do Tocantins, na manhã desta sexta-feira, 19, dia em que o município celebra 149 anos.
"A região do Acará é muito produtiva, com produções diversas, com a agricultura familiar fortíssima e a Adepará está para apoiar e ajudar os produtores a melhorar cada vez mais, fortalecendo a produção rural, gerando emprego e renda para nossa gente”, destacou o governador Helder Barbalho.
O registro é a garantia de que o produto foi inspecionado e fiscalizado pelo Serviço de Vigilância Fitossanitária Oficial e obedeceu às boas práticas higiênico-sanitárias, possibilitando ao estabelecimento comercializar seus produtos em todo o território paraense, tornando-se fonte de geração de emprego e renda para a população da região.
"Estamos entregando mais um certificado para que a agroindústria possa ter mais oportunidades no mercado com os produtos artesanais. São mais de 200 estabelecimentos de todo o Estado registrados na Agência de Defesa e vamos aumentar este número, beneficiando os pequenos produtores e oferecendo ao mercado e à população produtos regionais de qualidade, garantindo o desenvolvimento da agricultura familiar”, ressaltou o diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo.
O estabelecimento de nome fantasia Sandra Polpas é do ramo de processamento de polpa de frutas, é a segunda agroindústria artesanal do município a receber o certificado da Adepará e é de propriedade de dona Sandra Araújo, que está no ramo há 7 anos e que agora tem a oportunidade de ampliar o mercado, comercializando em grandes estabelecimentos.
"Estou muito feliz com essa mudança, que é muito grande. Principalmente na questão das vendas, abrindo mais oportunidades no mercado. Estou há sete anos no ramo e tive muitas dificuldades por conta desta questão da regularidade. Agora, posso vender em grandes estabelecimentos, graças ao licenciamento da Adepará", relatou.
Atualmente, 209 estabelecimentos processadores de polpas de frutas estão registrados na Gerência de Produtos Artesanais de Origem Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária, em 82 municípios paraenses, que processam aproximadamente 1.257 toneladas de polpas de frutas por ano.
Certificação de Agroindústrias - Visando o beneficiamento e a inclusão dos pequenos produtores, que podem conquistar novos mercados com os produtos artesanais, gerar emprego e renda, a certificação de agroindústrias artesanais para a produção de polpa de frutas é uma política pública desenvolvida pela Adepará, a fim de desenvolver a agricultura familiar no Estado.
Ao possuir o registro de Produto Artesanal Vegetal, os estabelecimentos ficam também aptos a participar de chamadas públicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).