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Estudantes da rede pública de ensino participam de 'aulão' preparatório ao Enem

A ação promovida pela Seduc reuniu mais de 650 alunos das escolas estaduais Paes de Carvalho, Santa Maria de Belém, Padre Benedito Chaves e David Salomão Mufarrej

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
17/04/2024 16h41

Técnicas de estudo, anotações e atenção redobrada na resolução de questões marcaram o dia de mais de 650 alunos do 3° ano do ensino médio no primeiro "aulão" preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Belém 2, ocorreu nesta quarta-feira (17), no auditório da Faculdade Faci, em Belém, com a participação de estudantes de quatro escolas da rede estadual pública de ensino. 

Os professores apresentaram conteúdos das quatro áreas de conhecimento exigidas na prova nacional: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. E, ainda, revisão e análise das últimas provas do Enem. Centenas de estudantes de escolas estaduais participaram do primeiro "aulão"

A estudante Isabelly Aquino, da Escola Estadual Paes de Carvalho, contou que quanto mais aulas assistir, mais terá a oportunidade de alcançar seus objetivos. “Para o objetivo que eu tenho, toda e qualquer ajuda é bem-vinda. Como eu estou no último ano da escola, tem uma certa pressão a mais. Eu quero logo passar em uma Universidade. É muito importante assistir a mais aulas, e quanto mais aulas eu tiver vai ser melhor para aprender mais coisas e chegar mais preparada para a prova e passar”, disse a estudante.

Para Thalisson Cristian, também da Escola Paes de Carvalho, quanto antes o estudante se preparar para a prova, melhor para fazer um bom Enem. “E eu acho que essas aulas são boas, porque além da gente sair do nosso ambiente escolar, estamos tendo contato com outros professores, também capacitados. Esse aulão logo no início do ano nos ajuda a fazer uma boa prova, principalmente eu, que quero fazer o curso de Direito”, contou o estudante. Atenção redobrada às informações repassadas pelos professores

“Temos que dar a partida. A partir do momento que você começa a fazer a construção para o aluno é muito bom trabalhar com antecedência, trabalhar com responsabilidade, com aqueles mínimos detalhes que a prova do Enem precisa. Hoje você precisa ter uma leitura, uma leitura dinâmica, atenção muito especial, e o aluno tem que estar preparado e ter esse contato. Esses são os elementos fundamentais que o aluno precisa ter”, informou Júnior Costa (Junhão), professor de Matemática. 

Compromisso - O Governo do Pará, por meio da Seduc, tem unido esforços e promovido diversos investimentos para fortalecer o ensino médio na rede estadual de ensino. Para dar a largada na preparação para o Enem, o aulão contou com o empenho e a dedicação dos professores e gestores.

“A gente pensou em vários projetos, desde o ensino fundamental até o médio. Um deles é o 'esquenta' do Enem, com alunos das escolas que fazem parte da Diretoria Regional de Ensino Belém 2. Além dessa ação, a gente irá fazer simulados. Temos também uma formação específica para elaboração de itens por parte dos professores, para que essa atmosfera do Enem fique permeando não só em momentos como esse, mas no dia a dia em sala de aula das escolas”, frisou Joaci Lima, professor formador.

Interação - Participaram do aulão estudantes das escolas estaduais Paes de Carvalho, Santa Maria de Belém, Padre Benedito Chaves e David Salomão Mufarrej. “Hoje, estou tendo essa oportunidade, que não são todos que têm, que o Governo nos proporcionou. Agradeço muito por tudo isso, porque eu estou muito feliz de estar aqui, e aposto que muitos alunos também ficaram felizes de ter essa oportunidade de querer saber e aprender mais, de ter esse contato com os professores e outros alunos”, disse Emily Silva, estudante da Escola Santa Maria de Belém.

Aprovada por unanimidade pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), a matriz curricular proposta pela Seduc passou de 1.800 horas para 2400 horas na oferta de ensino para mais de 500 mil estudantes da rede estadual de ensino. A matriz atende à necessidade de priorizar o processo de recomposição da aprendizagem, e apresenta um significativo aumento de carga horária em diversas matérias, como Língua Portuguesa e Matemática, que passam a ser ofertadas cinco vezes por semana. Antes, eram três vezes semanais.

A Seduc também aumentou em 100% o tempo de aula de Biologia, Química, Física, História e Geografia, além de garantir a oferta de Língua Inglesa, Educação Física, Filosofia, Sociologia e o novo componente curricular de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima.