Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SANTARÉM

Moradores do Salvação aprovam medidas adotadas pela PM

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/01/2018 00h00

Moradores do Salvação, o mais novo bairro de Santarém, na região oeste do Pará, aprovaram as medidas de segurança adotadas recentemente pela Polícia Militar, que disponibilizou um ônibus para servir como base de monitoramento 24 horas. O bairro, localizado à margem da rodovia Fernando Guilhon, no acesso à Escola Tecnológica e ao aeroporto da cidade, nasceu a partir da construção de um residencial do projeto 'Minha Casa, Minha Vida', do governo federal, inaugurado em 2015, com 3.081 unidades habitacionais.

De acordo com estimativas da PM, aproximadamente 15 mil habitantes residem no bairro Salvação. Segundo o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), tenente coronel Aldemar Maués, o Salvação é um bairro que já nasceu bastante populoso e, por meio da mobilização da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com a comunidade, foi possível adotar medidas para prevenir e combater a violência no local.

"Como não era possível cobrir toda a extensão dessa área apenas com o policiamento volante, principalmente com essa redivisão feita a partir da implantação do 35º BPM, decidimos instalar essa base fixa, onde ficam dois policiais em caráter permanente, e uma viatura que garante o apoio em eventuais ocorrências", explica o comandante do 3º BPM.

Após a inauguração do Residencial Salvação, moradores do novo bairro vêm denunciando situações de violência. Os casos envolvem perturbação do sossego, violência doméstica, tráfico de drogas, assaltos e invasões, entre outras ocorrências.

Aprovação - As medidas implantadas foram acolhidas pela população. De acordo com líderes comunitários da Salvação, a criação de uma base de policiamento era uma solicitação antiga e, por meio de uma parceria construída com a Polícia Militar, a expectativa é que agora os moradores da área tenham mais segurança.

"Hoje a população do bairro gira em torno de 15 mil pessoas, mas como há terrenos que são para fins particulares e muitos deles estão sendo vendidos para a construção de vilas, acredito que esse número deva aumentar para umas 20 mil pessoas. Então a gente só tem a ganhar com a presença da PM. Lógico que o problema de insegurança é uma questão nacional e não se reflete só em Santarém, mas a instituição compreendeu a nossa necessidade. A gente vê a polícia com mais frequência e isso já inibe muita coisa ruim, como o tráfico, brigas e assaltos, que eram frequentes, principalmente no início da manhã, quando os trabalhadores saiam de suas casas", argumenta o líder comunitário Serazar Guimarães.

A base de monitoramento 24 horas é fruto de convênio do governo do Estado por meio do programa "Crack, é possível Vencer", do Ministério da Justiça, lançado em 2013. Além da base de monitoramento 24 horas, a PM informou que deve contar, já a partir deste final de semana, com o serviço de motopatrulhamento para reforçar a segurança no bairro Salvação.