Projeto Pista Cidadã leva direitos à público LGBT
Levar informação e conhecimento sobre os direitos e cidadania de travestis e transexuais que trabalham como profissionais do sexo em Belém. Esse é o objetivo do projeto Pista Cidadã, que vai ser realizado nesta quarta-feira (24), das 19h à meia-noite, pela Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos (Sejudh). O projeto tem apoio do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícias Militar e Civil, e Comitê de Enfrentamento à LGBTFOBIA.
De acordo com Beto Paes, gerente de Livre Orientação Sexual da Sejudh, o projeto vai ser realizado em formato de caravana e fazer abordagens em pontos estratégicos. “Iremos com os parceiros até os pontos de prostituição para a emissão dos documentos necessários. Tudo isso para que possamos fazer toda a orientação para essas meninas sobre a questão dos seus direitos e deveres, fazendo com que elas possam cada vez mais se empoderar e assim consigam ter a sua cidadania garantida”, explicou.
Beto completa que o projeto visa levar a cultura de paz, combatendo todo o tipo de violência e de marginalidade.”
A ação desta quarta-feira vai ser na rua 28 de Setembro, no centro de Belém. O ponto estratégico definido para emissão de documentos é a Boate Malícia, que fica na travessa Rui Barbosa, número 369, no bairro do Reduto. Lá, serão emitidos documentos como RG e carteira de nome social além de outros serviços, como explica Beto Paes. “Nós pretendemos levar para os espaços de frequência de travestis e transexuais que são profissionais do sexo todo o processo de cidadania que a gente possui no estado do Pará. Levar a carteira de nome social, a possibilidade de acessar o crédito cidadão, cheque moradia, além de cursos profissionalizantes para terem outras opções de sustentabilidade que não seja a prostituição.”
Serviço:
Projeto Pista Cidadã
Data: 24/01/2017
Horário: 19h à meia-noite
Local: Rua 28 de Setembro - Campina, Belém.