Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Municípios que participarão da Feira do Pescado 2024 recebem material de apoio da Sedap

Por Rose Barbosa (SEDAP)
22/03/2024 15h11

Com a participação de representantes dos municípios de diferentes regiões de integração, foi entregue nesta sexta-feira (22), kits contendo material que será utilizado pelos parceiros da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) na Feira do Pescado 2024. A edição deste ano será realizada nos próximos dias 27 e 28 em cinco pontos da Região Metropolitana de Belém e em mais de 50 municípios do Estado.

O material de apoio contém itens como bonés, aventais, banner promocional, camisas com a logo da feira e cartazes para contribuir com a divulgação da programação realizada pelas prefeituras por meio das secretarias de Agricultura e de Pesca.

Parcerias - Um dos municípios contemplados com o repasse de material foi Curralinho, localizado no arquipélago do Marajó. O secretário municipal de Agricultura e Pesca, Evandro Pereira, disse que em média 54 produtores locais fornecerão o pescado que será comercializado em Curralinho.

A feira ocorre com a adesão também dos pescadores e criadores que vendem dentro do mercado. “A gente também entra com a contrapartida da Prefeitura, que barateia esse custo, e entra com 5,00 a 10,00 para complementar o valor do pescado para a população de baixa renda”, explicou.

O secretário defendeu a parceria com a Sedap e frisou que o apoio da secretaria incentiva para que cada vez mais novos criadores acabem aderindo à parceria. “Curralinho produziu bastante peixe, esse ano a gente entregou em torno de 25 mil alevinos para os criadores, em média é 50 mil por ano. O carro-chefe são o tambaqui e tabatinga”, frisou. A feira será realizada atrás do mercado municipal.

Outro município que aderiu à Feira do Pescado foi Concórdia do Pará. Lá, segundo informou o  secretário municipal Alex Costa, ocorrem duas programações paralelas que têm o pescado como foco. Além da feira, realizada no mercado municipal, ocorre o Festival de Pesca, no Lago do Onça, nos dias 28 e 29. A feira já será iniciada na próxima segunda-feira. “A Sedap sempre foi uma parceria nossa, é importante esse trabalho, vamos fazer nossa programação na Semana Santa, que é aguardado por toda a  população do município”, frisou o secretário.

Fortalecer e incentivar mais ainda os pescadores e aquicultura local a produzir e participar da Feira do Pescado é um dos resultados da parceria entre o munícipio e o Governo do Estado, por meio da Sedap, segundo avaliou Edvaldo Neves, secretário municipal de Agricultura e Pesca do munícipio do Acará.

“O Estado está presente, personalizando e padronizando nossa programação, é muito importante”, ressaltou. A programação será realizada a partir da quarta-feira até a próxima sexta na orla da cidade. O secretário informou que além do pescado, a Feira ofertará tradicionais produtos feitos com mandioca - que é uma das culturas fortes do município - como é o caso da farinha d’ água.  

Acessível - o diretor de Pesca, Orlando Lobato informou que a principal finalidade da Feira do Pescado é ofertar o pescado à população que mantém a tradição de se abster da carne por ocasião da Semana Santa.

“Nós estaremos com pontos de venda em três Usinas da Paz, que são a do Guamá e do Bengui, em Belém, e do Icuí-Guajará em Ananindeua, além dos pontos já tradicionais que são o Centur e a Aldeia Amazônica. Vamos ofertar espécies variadas como pescada amarela, pescada branca, caranguejo, piramutaba, entre outras”, anunciou Lobato.

Ele destacou que além de Belém e Ananindeua a Sedap estará em parceria com outros municípios do Pará que também estarão ofertado o pescado a um preço mais em conta e com variedade de espécies. “A Sedap está apoiando mais de 55 municípios que vão ofertar esse pescado, estamos aqui hoje na sede da secretaria fazendo a entrega desse material para apoiar os municípios que farão a sua programação e até entidades que irão realizar a feira para contribuir na divulgação e oferta do produto”, salientou Lobato.

Regionais- Para viabilizar nos municípios a realização da feira, a Sedap conta com a participação das suas regionais administrativas. Um dos representantes que estiveram na sede da secretaria para receber os kits foi João Batista, coordenador da unidade. Ele representa Vigia, São Caetano, Curuçá, Terra Alta e Santa Izabel.

“São polos pesqueiros importantes e a gente pretende abranger a população desses municípios com a programação por meio da Sedap dando uma contribuição a esse grande movimento da pesca que é a Feira do Pescado“, ressaltou.