Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TROCA DE EXPERIÊNCIAS

“Aprendizado no Envelhecimento” é tema de jornada pedagógica

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/01/2018 00h00

Termina nesta quinta-feira (25) a I Jornada Pedagógica das Unidades Especializadas (com atendimento de alunos em educação especial) da Unidade Seduc na Escola 5 (USE 5), aberta no início desta semana com o propósito de estimular a troca de experiências exitosas entre as cinco instituições especializadas da sua jurisdição junto a portadores de necessidades especiais. O encontro, realizado no auditório da Escola Estadual Deodoro de Mendonça, no bairro de Nazaré, em Belém, reúne profissionais de educação da rede e interessados no tema.

Dorilene Melo, gestora da 5ª USE, detalha que o evento contribui para socializar as práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano, uma vez que cinco, das oito unidades do serviço especializado em portadores de necessidades especiais, está na 5ª USE. “A prática permite expandir para a rede uma experiência testada e aprovada em uma unidade, otimizando recursos", disse.

Entre as experiências bem sucedidas apresentadas na Jornada está o “Processo de Aprendizado no Envelhecimento”, desenvolvido pelo Centro de Integração de Educação Especial (Ciees), no bairro de Batista Campos, em Belém. Desenvolvido com cerca de 40 idosos portadores de necessidades especiais, o trabalho utiliza ferramentas lúdicas e tecnológicas para minimizar o processo de esquecimento dos idosos.

Segundo o professor Antônio Augusto Monteiro Guimarães, que integra a equipe do CIEES, a memorização é estimulada a partir das vivências do cotidiano do idoso, como por exemplo, usar corretamente um controle remoto de televisão, para que eles possam ter independência e qualidade de vida. “É natural a perda da memória, mas as técnicas desenvolvidas ajudam principalmente a potencializar o processo de cognição”, detalhou.

Ao longo do evento haverá também debates e oficinas acerca de temas como a inclusão a partir do encontro com o outro; o desenvolvimento do potencial humano; brinquedo didático como recurso pedagógico na sala de aula; práticas interdisciplinares na aprendizagem do aluno surdo; psicomotricidade e organização neurológica.

Participam do evento os dirigentes e técnicos da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação (Coees/Seduc), Instituto Felipe Smaldone, Centro Educacional Ronaldo Miranda (Cecom), Projeto Acreditar, Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Pará (Cefor) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Belém). Também acompanham os debates técnicos do Programa Classe Hospitalar, da Seduc, que leva o ensino para crianças, adolescentes, jovens e adultos das redes estadual e municipal de ensino durante períodos de internação e tratamento em hospitais públicos.