Sedap visita municípios paraenses para diagnosticar Feiras e Mercados
Diretoria de Feiras e Mercados da Sedap prepara um diagnóstico para projetos de capacitação dos trabalhadores, reconstrução dos espaços
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), está visitando os municípios paraenses para fazer um diagnóstico da situação das feiras e mercados. O objetivo é encaminhar projetos de reconstrução dos complexos de abastecimento e capacitação dos permissionários. Ao todo, nesta primeira etapa, serão revitalizadas 18 feiras e mercados no estado.
Segundo a Diretoria de Feiras e Mercados da Sedap, entre as demandas analisadas estão: estrutura física, acondicionamento dos alimentos e limpeza para, em seguida, encaminhar o projeto de reconstrução dos espaços e capacitação dos trabalhadores.
Até este mês de março, a Diretoria de Feiras já visitou os municípios de Portel, Bagre, Augusto Corrêa, Tracuateua, Rio Maria, Mocajuba, Alenquer, Eldorados dos Carajás, Marituba, Santa Isabel, Santana do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Parauapebas, Anapu, Cametá, Bragança e Curuçá.
Eliana Ferreira, que trabalha na Feira do Ver-o-Peso, comercializando peixe, camarão e outros frutos do mar, passou pelo processo de capacitação da Sedap e recebeu a concessão de equipamentos para contribuir com a adequação da estrutura física do seu box na feira.
“Eu recebi um freezer e um fogão, que me ajudaram a armazenar os alimentos e cozinhar a comida para servir para os meus clientes. O curso nos ajudou a evoluir e melhorar nosso trabalho e crescer profissionalmente. Sou muito grata pelo curso e equipamentos. Costumo dizer que amo o Ver-o-Peso, ele é minha essência!”, conta Eliana.
Além da concessão de equipamentos e capacitação dos permissionários, a Diretoria de Feiras e Mercados da Sedap possui a função de vistoriar a situação das feiras e mercados e, a partir do diagnóstico, encaminhar projetos de reconstrução, qualificar e conceder equipamentos necessários para que os permissionários ofereçam produtos e serviços da melhor qualidade aos cidadãos.
“Um dos deveres da diretoria de feiras da Sedap é visitar as feiras e mercados dos municípios paraenses. Temos vários pedidos de prefeituras para que a Diretoria encaminhe os técnicos para avaliar as feiras e fechar convênios para revitalização”, informa o diretor de Feiras e Mercados da Sedap, Manoel Rendeiro.
Em fase de reconstrução - Em parceria com a Prefeitura de Belém e a Secretaria de Obras do Estado do Pará (Seop), já foram assinados convênios e estão em fase de reconstrução cinco mercados e feiras de Belém: Mercado de Icoaraci, Mercado da Terra Firme, Complexo do Mercado da Pedreira (Casa do Bife), Mercado da Pedreira e Mercado do Guamá. O remanejamento para as feiras temporárias e as obras nos mercados municipais são acompanhados pela Comissão de Fiscalização (Cofis), composta pelos trabalhadores do espaço e moradores de cada bairro.