Cursos técnicos da Seduc inserem estudantes no mercado de trabalho
O Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP) concedeu, em cerimônia no auditório da Fundação Cultural do Pará (FCP), nesta sexta-feira (26), o grau de nível técnico para 146 estudantes de dez turmas dos cinco cursos oferecidos pela instituição: Alimentação Escolar, Biblioteconomia,,Multimeios Didáticos, Secretaria Escolar e Segurança no Trabalho.
A diretora da Escola, Ana Paula Leal Dias, detalha que o momento foi de grande emoção, pois significa o coroamento da dedicação dos estudantes, que concluíram os estudos. Muitos, inclusive, já estão inseridos no mercado de trabalho. É o caso de Jesianeth Peres, 35 anos, que voltou para a escola dez anos após de ter parado de estudar. Ela foi duplamente premiada, com a formatura e com o primeiro emprego como secretária escolar em um estabelecimento de ensino particular. “Estou há um mês no emprego e reconheço que ter a formação na área foi decisivo para ser contratada. Foi uma decisão mais do que acertada voltar a estudar", destacou.
O tradicional Instituto de Educação Estadual do Pará tem 960 alunos matriculados, destes 700 na modalidade Ensino Técnico nos turnos da tarde e da noite. O horário da manhã é destinado exclusivamente ao Ensino Médio Regular.
A aluna Karen Queiroz, formada em Secretariado Escolar optou pelo curso para ter uma formação profissional que garanta uma renda para dar continuidade aos estudos. Ela quer fazer vestibular para o Curso de Fisioterapia.
Bismark Azevedo, formado em Segurança no Trabalho pelo IEEP, detalha que pretende seguir carreira na área, já que há demanda de mercado. "Quero continuar me aperfeiçoando. Prestei vestibular este ano e quero cursar Licenciatura em Libras".
A oferta de Ensino Técnico da rede pública da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem o objetivo de qualificar jovens para o primeiro emprego e criar novas oportunidades profissionais para adultos. Os cursos subsequentes têm duração de dois anos e estão divididos em quatro etapas, incluindo estágio curricular. A modalidade concomitante é oferecida aos alunos regularmente matriculados na rede estadual, que estejam cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio. Os cursos têm duração de dois anos, abordam somente disciplinas específicas e são divididos em quatro etapas, com estágio curricular.