Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REGULARIZA PARÁ

Governo do Pará garante primeira regularização fundiária da história de Viseu

Quase 500 famílias foram beneficiadas; vila de Curupaiti também ganhará creche

Por Carol Menezes (SECOM)
13/03/2024 18h29

Quase 500 famílias de Viseu, no nordeste paraense, receberam seus títulos definitivos de terra nesta quarta, 13, pelo programa Regulariza Pará, executado pelo governo estadual via Instituto de Terras do Pará (Iterpa). O governador Helder Barbalho esteve no município para fazer a entrega da documentação.

Além da entrega dos títulos, o governador assinou uma ordem de serviço para a construção de uma creche na Vila de Curupaiti. Nela serão atendidas crianças de 0 a 5 anos de idade, possibilitando que pais e mães consigam trabalhar com a tranquilidade de saber que seus filhos estarão em um local seguro onde serão bem cuidados.

"Hoje, são 467 famílias de agricultores e trabalhadores do campo que passam a ter o título definitivo de suas terras depois de tanto tempo esperando. Chegou a vez de poder dizer que a conquista está feita e que, de agora em diante, ninguém os tira de suas terras", discursou o chefe do Executivo paraense.

Os títulos de propriedade garantem segurança jurídica sobre a terra e acesso a direitos civis e sociais. Foram contempladas famílias das comunidades de Curupatu, Levada, Pombal, Fazendinha, Fazenda Real, Santa Rosa, Sítio Rosário, Biteua, Cedral, Mirim, Piquiateua, Pimenta, Descoberta, Santana, Jatobá e Vila Real.

O prefeito da cidade, Cristiano Vale, agradeceu a parceria com o Governo do Pará e frisou que este é o primeiro programa de regularização fundiária da história de Viseu. "É uma alegria muito grande receber o governador em um momento tão importante que é a entrega desses quase 500 títulos de terra para os produtores de Viseu, uma garantia que vai transformar a vida do nosso município", confirmou.

Walcir Martins MarquesO agricultor Walcir Marques foi dos que recebeu o título da terra onde vive há mais de 50 anos. "Para mim é um orgulho muito grande, porque não é todo trabalhador que consegue isso, né? Então eu me interessei muito quando apareceu essa oportunidade, porque eu produzo, tenho roça, gado e aí agora posso ir atrás de um empréstimo para melhorar as coisas por lá", contou.

A também produtora rural Maria José Gomes dos Santos recebeu o título que garante a posse da terra onde mora e de onde tira o sustento da família. "É uma segurança para mim e para toda a minha família, é muita felicidade", finalizou ela, que cultiva mandioca e milho na propriedade.