Orquestra Sinfônica Lauro Sodré ensaia para concerto
A Orquestra Sinfônica da Escola Lauro Sodré completará 161 anos no próximo dia 30 de março e um grande concerto será apresentado ao público no dia 5 de abril, em Belém, para comemorar a data. Oitenta músicos da banda e solistas convidados devem fazer um repertório variado, com músicas populares regionais, nacionais e internacionais.
Para que o concerto de aniversário seja perfeito os integrantes da orquestra estão ensaiando três vezes por semana durante as férias escolares. Neste sábado (27), não foi diferente, todos os músicos estavam empenhados no ensaio para o grande espetáculo que reunirá alunos e ex-alunos da escola.
Anterior à fundação do próprio Colégio Lauro Sodré, a orquestra, que atende cerca de 400 estudantes da rede pública, tem sede própria e instrumentos mantidos pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O militar Josiel de Sousa Saldanha, que foi integrante da Orquestra por cinco anos na década de 1980, voltou para ensaiar na apresentação de 161 anos. "A música foi determinante na minha carreira. Os estudos das partituras me permitiram desenvolver habilidades em Ciências Exatas, onde tinha grande dificuldade de aprendizado e, conseguir aprovação em concursos militares", disse. Atualmente Josiel é integrante da banda da Aeronáutica, onde toca Trombone baixo.
Segundo o regente Silas Borges da Silva, a musicalização amplia os horizontes dos estudantes, muito além das Ciências Exatas. “Quando o aluno estuda uma música ele aprende sobre todo o contexto histórico do momento da criação, assim como, a localização geográfica do autor, mas principalmente, cumpre ainda um papel social”, frisou.
Qualquer estudante pode fazer iniciação à música na escola Lauro Sodré. O único pré-requisito e estar matriculado na rede e ter entre 8 e 17 anos de idade. Atualmente, a mais nova integrante da Orquestra Lauro Sodré é Samya Pietra da Costa, de 12 anos. Há um ano ela sai de Marituba com destino a Belém para os ensaios no contrabaixo com um único objetivo: estar preparada para ser aceita no Conservatório de Tatuai, em São Paulo. "Estou me preparando para ter a segurança necessária no teste de aptidão. E, estudar junto com a minha irmã que já foi aceita lá. Estou muito confiante, pois as aulas na orquestra são de alto nível técnico", disse.
Desde 2004 a Banda Sinfônica Lauro Sodré mantém o projeto “Educando pela Música”, que já atendeu mais de seis mil estudantes da rede pública em Belém e no interior do estado.