Cosanpa monitora qualidade da água fornecida a seus usuários
As amostras coletadas são encaminhadas ao laboratório, onde passam por análise de qualidade
Usuários da rede de fornecimento de água da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) muitas vezes não imaginam o caminho percorrido para que o líquido chegue com segurança às torneiras das residências. Tratamento, serviços de manutenção preventiva e monitoramento contribuem para manter o padrão de qualidade.
O monitoramento nas residências, por exemplo, é feito com frequência. Equipes técnicas da Cosanpa visitam clientes, selecionados por área específicas, para analisar a água fornecida.Equipe da Cosanpa coleta amostras de água nas residências dos usuáriosFoto: Ascom / Cosanpa
Segundo o gerente da Unidade Executiva de Controle e Qualidade da Cosanpa, Arthur Arrais, o procedimento padrão é realizado em todo o Estado, oferecendo mais segurança à população atendida. “Esse trabalho é realizado permanentemente em todos os municípios operados pela Companhia. Nós somos exigidos pela legislação do Ministério da Saúde para realizar essas coletas mensalmente. As coletas são fundamentais para entender a qualidade da água que está chegando aos nossos clientes e, consequentemente, no caso da identificação de não conformidades, adotar medidas para contornar esses resultados", informou o gerente.
O material coletado é analisado em laboratório para checar a qualidadeFoto: Ascom / CosanpaÁgua segura - Em Santarém, município da Região de Integração Baixo Amazonas, a dona de casa Tereza Lima foi selecionada para receber a equipe da Cosanpa. Após acompanhar o monitoramento, ela disse que sentiu mais segurança com os procedimentos realizados. “Já passamos por um período difícil com o abastecimento. A água tinha um cheiro muito forte. Hoje, além de limpa e pura, sentimos mais segurança através do monitoramento”, acrescentou Tereza.
Após a coleta, as amostras são encaminhadas para laboratório, onde são determinados parâmetros como pH, turbidez, cor aparente, cloro residual, coliformes totais e termotolerantes.
Segundo a engenheira sanitarista da Cosanpa na região do Baixo Amazonas, Júlia Carvalho, as medidas representam o cuidado com a saúde da população, pois é necessário confirmar que a água fornecida pela Companhia está dentro dos parâmetros estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, do Ministério da Saúde.
“Todas as etapas do monitoramento da água servida são de extrema importância para nosso controle e verificação da eficiência do tratamento aplicado. Os resultados das coletas são emitidos em até 24 horas, e após a conclusão das análises os resultados são encaminhados aos órgãos responsáveis pela qualidade da água potável", explicou Júlia Carvalho.
Texto: Meliny Campos - Ascom/Cosanpa