Coostafe participa de programação alusiva ao Dia da Mulher na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará
As programações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 08, continuam durante todo o mês de março. Neste sentido, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará realizou nesta quarta-feira (13), o I Simpósio do Projeto “Casa Delas”. A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), formada por mulheres privadas de liberdade e coordenada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), participou da programação.
No total, 20 internas do Centro de Custódia e Reinserção Feminino (UCRF) de Ananinduea participaram da programação, que contou com venda de produtos e um desfile das peças produzidas. o objetivo do Simpósio foi o de promover ações de bem-estar, de saúde mental, de desenvolvimento e empoderamento para as servidoras.
A Fundação Santa Casa conheceu a fundo o trabalho prisional, a partir de um convênio firmado entre as instituições, que possibilitou que homens custodiados do regime semiaberto façam a conservação predial e ambiental do complexo. Gerson Santos, gerente de produção da Seap, diz que essa primeira experiência positiva abriu as portas para que a Coostafe estivesse na programação do dia das mulheres.
“Eles conheceram o trabalho prisional da Coostafe, através da divulgação que a Seap faz, já tinham feito um convite anteriormente que não deu certo, mas nesse ano conseguimos encaixar dentro da programação do projeto. Essa participação foi importante porque além do desfile também disponibilizaram um espaço na feirinha com a venda de produtos”, diz Gerson.
A programação contou com o tema ‘Trabalhando com mulheres para mulheres’ e incluiu palestras e estandes, além do simpósio que foi realizado no auditório do Centro de Ensino e Treinamento em Saúde.
“A gente soube da iniciativa da Seap, do Desfile das Mulheres, e a gente achou incrível, muito legal, porque a gente acredita muito no empoderamento das mulheres reconstruindo suas vidas. Então, tem todo esse simbolismo de trazer o desfile para cá, não só a valorização das internas, mas também para que as mulheres aqui na Santa Casa possam ver esse simbolismo de ressignificar suas atitudes, suas ações e de admirar umas às outras”, afirma Carolina Zahluth, psicóloga e coordenadora do Casa Delas.
Oportunidades – A enfermeira e coordenadora de custo hospitalar da Santa Casa, Lia Bastos prestigiou o evento, para ela o desfile gerou curiosidade a respeito do dia a dia das internas. “Acho importante trazer um olhar que geralmente a gente não pensa muito, que é justamente de que forma elas vão se inserir na sociedade após a saída delas do cárcere, além disso, muitos sentimentos afloram nessa hora e surge um sentimento de curiosidade de saber como elas lidam com as questões normais da vida de qualquer mulher. Mas esse trabalho é superimportante, trazê-las para esse ambiente que é nosso e nosso olhar para elas também”, contou.
A interna Elenice Miranda, 57 anos, comemora a participação da Coostafe em mais um evento. “Hoje estou aqui na feira da Santa Casa, e acredito que com o trabalho da cooperativa vou mostrar o que posso fazer, e quando eu sair (cárcere) vou viver uma nova história!”, finaliza.
Serviço – A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe) tem seu espaço físico localizado na Unidade de Custódia e Reinserção Feminina (UCRF) de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. São cerca de 30 mulheres em privação de liberdade que se dividem nas tarefas que envolvem as atividades da cooperativa, como a criação de peças de artesanatos, de costura, pintura e bordado.
Quem desejar adquirir algum produto ou contribuir com a Cooperativa pode entrar em contato pelo email: [email protected] ou pelo Instagram @coostafe.pa
Texto: Yasmin Cavalcante – NCS/Seap