Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional do Marajó recebe equipamentos para reforçar atendimentos

Unidade recebeu incubadoras infantis, esteiras ergométricas elétricas, videolaparoscópio, mesas cirúrgicas e para exames clínicos, entre outros 

Por Caroliny Pinho (SESPA)
13/03/2024 12h40

O Hospital Regional Público do Marajó, em Breves, recebeu da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), aparelhos eletrônicos e equipamentos de saúde para reforçar o atendimento à população de toda a região marajoara. Entre os objetos estão incubadoras infantis, esteiras ergométricas elétricas, videolaparoscópio, autoclave, centrais de ar-condicionado, mesas cirúrgicas e para exames clínicos, dentre outros. 

“Essas aquisições e entregas, pela Sespa, contribuem amplamente, pois atualizam o parque tecnológico de equipamentos no HRPM, inaugurado em 2010, por conseguinte, dá mais segurança e qualidade aos atendimentos prestados aos usuários e pacientes, além do menor custo com manutenções”, disse Cledes Silva, diretor Executivo da unidade, que é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). 

O Hospital Regional Público do Marajó possui 70 leitos de média e alta complexidade com atendimento em Cirurgia Geral, Coloproctologia, Ortopedia, Obstetrícia de alto risco, Oftalmologia, Cirurgia Pediátrica, Neurocirurgia e Ginecologia. Além de realizar consultas ambulatoriais em Ortopedia, Pediatria/Neonatologia, Cardiologia, Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Ginecologia geral, Obstetrícia de alto risco, Coloproctologia, Otorrinolaringologia, Mastologia e Oftalmologia. 

A unidade consegue alcançar mais de 325 mil habitantes do sudoeste da região, que compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS), que são Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

“Ações como essa são muito estratégicas, pois a região do Marajó, devido à grande extensão territorial, apresenta áreas em que a população tem dificuldade para a locomoção e acesso aos serviços de saúde. Então equipar esta unidade, que é referência na região para muitos pacientes, demonstra nosso compromisso com a saúde pública de qualidade”, disse que a Secretária de Saúde, Ivete Vaz. 

Nos próximos dias haverá a finalização da montagem de todos os equipamentos e aparelhos, além de treinamentos, tanto à equipe de Engenharia Clínica da unidade, quanto às equipes que operacionalizarão para ensino do uso adequado de cada objeto.