Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Clínicas Gaspar premia práticas inovadoras entre estagiários da instituição

Por Lucila Pereira (HC)
08/03/2024 18h55

1º lugarA Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viana, por meio da Gerência de Ensino e Pesquisa, realizou, nesta sexta-feira (08), a 1ª edição do Prêmio “Práticas Inovadoras da FHCGV”, que escolheu os melhores projetos inovadores desenvolvidos por estagiários da modalidade estágio não obrigatório remunerado por meio do Agente de Integração Instituto Euvaldo Lodi – IEL.   

Ao todo, 15 trabalhos foram submetidos à premiação, dos quais três – todos da área da saúde - foram selecionados para concorrer à premiação. “Inovação em Saúde: criação e implantação do Sistema de Gestão de Enfermagem” foi o título vencedor, idealizado pela estagiária de enfermagem Élida Andrade. “Direciona as atividades diárias das chefias de enfermagem, com maior produtividade e autonomia, auxilia a comunicação instantânea entre esses profissionais e a alta gestão de enfermagem, contribuindo para o monitoramento seguro e eficaz dos processos, a aplicação de intervenções assertivas e a redução de custos institucionais, com o objetivo de melhor atender os pacientes, de forma resolutiva e eficaz”, explicou a estagiária. 

“Essa vitória destaca o esforço coletivo na criação de um projeto excepcional, que enche meu coração de felicidade e reforça o poder da colaboração e da inovação”, complementou.

2º e 3º lugar – A estagiária Lanna Carvalho conquistou o 2º lugar com o trabalho intitulado “A arte de cuidar: cuidar de si é cuidar dos seus”, voltado aos acompanhantes das crianças internadas na UTI do HC, por meio de rodas de conversas que ofertam uma ampliação da rede de apoio de suporte. 

2º lugarEm 3º lugar ficou o projeto “A fisioterapia através da utilização de realidade virtual em pacientes que se encontram em Unidades de Terapia Intensiva como estratégia de reabilitação e progressão de mobilidade”, de autoria da estagiária Valeska Tupinambá, como forma de distração aos pacientes cirúrgicos cardíacos, que precisam ficar de 24h a 48h em um leito, submetidos a vários procedimentos médicos. 

3º lugarEstágio - O estágio é crucial para proporcionar aos estudantes uma experiência prática no campo profissional, complementando a teoria acadêmica. “Ele permite o desenvolvimento de habilidades específicas da área, a aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula e a construção de uma rede de contatos profissionais. Além disso, o estágio oferece insights sobre a realidade do mercado de trabalho, contribuindo para a formação integral do estudante e facilitando a transição para a vida profissional”, explicou a servidora Dayara Dias, responsável pelo estágio não obrigatório remunerado IEL.