Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROJETO ALÉM DAS GRADES

Seap e Defensoria Pública celebram Dia da Mulher com mutirão de atendimento para internas do sistema prisional

Por Caroline Rocha (SEAP)
08/03/2024 16h27

Neste dia 8 de março, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Defensoria Pública do Estado (DPE) realizaram o encerramento da programação do Projeto “Além das Grades”. A iniciativa garantiu uma programação especial e alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que atendeu as 441 internas da Unidade de Custódia e Reinserção Feminina (UCRF) de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. Nos três dias da ação foram realizados atendimentos jurídicos, médicos, sociais, serviços de beleza e palestra educativa sobre o tema ‘Empoderamento feminino e a arte do empreendedorismo’.

“Essa parceria que a Seap tem com a Defensoria Pública do Estado vai além do atendimento jurídico, ela também é voltado para as questões de trabalhos sociais dentro e fora da secretaria. Além disso, hoje o Estado controla as carceragens e nosso papel não é apenas a custódia dessas mulheres, mas também a reinserção delas. Isso é o nosso foco”, disse Marco Antonio Sirotheau Corrêa Rodrigues, titular da Seap.

Na ocasião, o gestor ressaltou um dado importante que poucas unidades prisionais conseguem alcançar. “Recentemente a Unidade de Custódia e Reinserção Feminina de Ananindeua conseguiu colocar 100% da população carcerária envolvida em alguma atividade, seja de trabalho, seja de estudo, ou seja, até as duas e muitas vezes é isso que acontece”, afirmou.

Durante o evento, as internas passaram por atendimentos médicos com clínicos gerais e ginecologistas disponibilizados pela Secretaria de Saúde (Sespa), e puderam elevar a autoestima através dos serviços disponibilizados pelos profissionais do Instituto Embelleze, que possibilitou corte de cabelo, design de sobrancelhas, massagem nos pés e hidratação facial. 

De acordo com o defensor geral do Estado, João Paulo Ledo, a Defensoria Pública levou para a unidade prisional mais do que apenas informações jurídicas a respeitos dos processos. “Hoje, além de justiça e cidadania com a revisão dos processos relativos a cada uma das custodiadas aqui nessa unidade, nós também trazemos uma palavra de humanidade, de carinho e atenção que todo ser humano precisa. Então é um trabalho que alia justiça e cidadania, tendo a Defensoria Pública e a Seap cumprindo a sua função social de ressocialização e contribuindo para a segurança pública do Estado como um todo”, finalizou.

O Projeto “Além das Grades” busca promover a conscientização a respeito das necessidades e anseios das pessoas privadas de liberdade em presídios femininos a fim de tratar as mulheres como parte da sociedade em processo de reinserção social. 

Flávia Maranhão, defensora pública de Ananindeua e coordenadora do projeto, explica que o projeto tem previsão de continuidade nos próximos meses. “A gente vai ter várias ações. Já estamos programando outras. Abril volta de novo, atendimento todo mês, vai ser sempre assim”, garantiu a defensora.

 

Texto: Yasmin Cavalcante – NCS/Seap