Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação destaca a força do trabalho feminino

Formando a maioria dos profissionais do CIIR, as mulheres conquistam espaços e têm seu empenho, competência e dedicação reconhecidos pelos usuários

Por Pallmer Barros (CIIR)
08/03/2024 15h33

Oficina de Música e Movimento integrou a programação comemorativaO Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, encerrou nesta sexta-feira (8) a celebração pelo Dia Internacional da Mulher com oferta de serviços, envolvendo profissionais, usuárias e suas acompanhantes, em evento organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). A programação foi iniciada na quinta-feira (7).

Com a temática “Voe alto garota, use suas asas”, a programação incluiu diálogos sobre temas importantes para a saúde feminina, como prevenção ao câncer de colo do útero, dentro da campanha nacional Março Lilás; Oficina de Jardinagem; Fit Dance; Oficina de Música e Movimento, uma proposta de aquecimento corporal; jogos lúdicos e criação de coreografia, atividade realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult). 

Enquanto aguardava os filhos na terapia, Eliene Farinha, 47 anos, participou da "Oficina de Música e Movimento", e destacou a importância de o Centro de Inclusão promover atividades lúdicas também a quem cuida. “Agradeço ao CIIR por ter nos dado esse momento. Porque a gente, como mãe atípica, não temos muito esse tempo para nos cuidar no dia a dia. Nada melhor do que no dia das mulheres termos esse momento para nós, aprender e rever um pouco dos nossos conceitos e do autocuidado, porque se a gente é cuidadora e não está bem para cuidar dos filhos, como é que mãe e filho terão qualidade de vida? As mães precisam estar emocionalmente bem. O CIIR faz esse acolhimento todos os meses e se preocupa com a saúde dos acompanhantes dos usuários”, ressaltou.A terapeuta Samila Ribeiro está entre as 103 profissionais que conduzem planos terapêuticos no CIIR

Espaço feminino - Com 321 profissionais, sendo 213 mulheres (66,36% da equipe multiprofissional), o CIIR garante atendimento de qualidade, seguro e humanizado, que prioriza a pessoa.

“Que este Dia Internacional da Mulher inspire mudanças positivas, promova a inclusão e celebre cada mulher por suas vitórias, sua coragem e seu incansável espírito de superação, especialmente as nossas colaboradoras, usuárias, mães e cuidadoras, que representam quase 70% da nossa força de trabalho”, informou a diretora Executiva da instituição, Rejane Xavier, que administra o CIIR com mais três profissionais - duas mulheres e um homem. 

Estar em um cargo que antes era ocupado principalmente por homens é uma conquista profissional de Michele Rayne, única mulher no grupo de agentes de portaria do CIIR. “A oportunidade que eu tive aqui foi muito boa, porque a gente vem buscando no mercado de trabalho mais oportunidades. E eu encontrei a minha oportunidade aqui no Centro. Agradeço, pois representa uma classe que está conquistando espaço. Antes, quem poderia imaginar uma mulher atuando no segmento de portaria?”, disse Michele.

A profissional de Educação Física Samila Ribeiro está entre as 103 profissionais do Setor de Reabilitação. Ela conduz as atividades realizadas com Renato Borges, 74 anos, no processo de pré-protetização - para receber próteses em ambas as pernas, devido ao diabetes. Há cerca de sete meses ele contabiliza ganhos no desenvolvimento corporal, recuperando com força muscular e equilíbrio.

“Eu, como homem, acho sensacional a mulher a cada dia ganhar espaço no mercado de trabalho. Aqui no CIIR elas estão ‘dominando’ os setores de atendimento. Fico até satisfeito em ser atendido pela Samila e outras mulheres. O instinto feminino é de mais carinho, atenção e cuidado. Isso reflete no desenvolvimento da terapia. Hoje, consigo ter mobilidade no meu dia a dia com os planos terapêuticos montados e conduzidos por elas. Parabenizo a instituição pela confiança na capacidade das mulheres”, acrescentou Renato. "Príncipe Encantado" entregou brindes para mulheres adultas e crianças que aguardavam atendimento

Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).  

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.