Cosanpa oferece vários serviços à mulher em ação de cidadania no Novo Mangueirão
No âmbito do Projeto “Por Todas Elas", do governo do Estado, foi possível renegociar débitos, retirar documentos e se cadastrar em programas sociais de renda e moradia
Equipe da Cosanpa atendeu a moradoras de bairros próximos ao Novo MangueirãoSandra Carvalho, Ana Abdon, Consuelo Sá, Alcineia Pinheiro e Elen Brito chegaram cedo ao estacionamento do Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença, o Novo Mangueirão, nesta sexta-feira (08). Moradoras de diferentes bairros de Belém, elas foram em busca dos serviços ofertados pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), por meio do Projeto “Por Todas Elas”, executado pelo governo do Estado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan participaram da ampla ação de cidadania.
Além de um posto de atendimento da Cosanpa, o “Por Todas Elas” ofereceu serviços de saúde, cuidados com os animais, emissão de documentos, entrega de cestas básicas e enxoval infantil, e cadastro em programas sociais de renda e moradia.
“São oportunidades que só quem é um ser humano de verdade nos oportuniza. Por isso, estou em todas as ações para aproveitar os serviços que alcançam quem não tem condição de chegar numa clínica e fazer exames específicos, cirurgias. Hoje, eu vim ver quais as condições que a Cosanpa pode me oferecer para negociar pendências que tenho. Resolver isso é um desejo de anos”, contou a moradora do bairro da Marambaia, Ana Abdon.
Dignidade - Além da negociação de débitos, a Cosanpa ofertou atendimentos voltados ao cadastro no Programa Água Pará, alteração de titularidade, ativação de rede e outros serviços. “Para nós é motivo de muita alegria estar nestas ações, especialmente hoje, no Dia Internacional da Mulher, em que estamos com diversos atendimentos para que as mulheres possam ter mais dignidade quando falarmos de saneamento”, frisou o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Júnior.
A dona de casa Sandra Carvalho também aproveitou as oportunidades oferecidas no evento. “Eu estou aqui, mas deixei minha irmã na fila do atendimento de saúde porque a gente quer fazer o exame de vista. Se eu pudesse, escolheria várias coisas aqui nesse nosso dia”, disse Sandra.
Conta paga - O programa social Água Pará garante o pagamento, no período de dois anos, das contas de água de famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade, que registram um consumo médio mensal de até 20 metros cúbicos (20 mil litros de água), apurado com base na média dos últimos seis meses. O consumo excedente aos 20 metros cúbicos garantidos pelo programa é pago pelo consumidor.
Para se cadastrar, é preciso ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal, e o registro da conta de água com a mesma titularidade de CPF, cartão do Programa Bolsa Família ou resumo do CadÚnico, além de originais e cópias de documentos pessoais, de uma conta de água e do comprovante de residência. O cadastro pode ser solicitado nas lojas de atendimento da Cosanpa.
Texto: Marcelo Leite - Ascom/Cosanpa