Polícia Civil e ParáPaz promovem ação de emissão de RG, atendimento médico e jurídico em alusão ao Dia da Mulher
Dezenas de mulheres foram atendidas na manhã desta sexta-feira, (8), na Delegacia da Mulher (Deam), em Marabá sudeste Estadual, em uma ação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A Polícia Civil emitiu 50 registros de identidade, por meio da Delegacia Itinerante, para mulheres e também realizou atendimento médico e jurídico. A iniciativa contou com a participação da Fundação ParáPaz.
"Essa é mais uma ação desempenhada pela Polícia Civil, em conjunto com a Fundação ParáPaz, que visa combater a violência contra a mulher, além de proporcionar diversos atendimentos especializados, como os serviços de cidadania, principalmente a emissão de RG", conta o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende
Titular da Deam, a delegada Yasmin Faria ressalta que a emissão de RG é um dos serviços mais procurados no dia a dia. “Hoje, neste dia tão importante, para empoderar mais ainda as mulheres, realizamos uma ação destinada para o público feminino, para as vítimas de violência contra a mulher. Além da emissão das 50 carteiras de identidade, sorteamos 25 kits de beleza. As mulheres foram recepcionadas com um café da manhã e receberam atendimento médico e jurídico”, detalha a delegada.
Mobilização Social - Para o juiz da Vara de Violência Doméstica e Familiar de Marabá, Alexandre Arakaki, é de suma importância a mobilização social no combate à violência contra a mulher. “É fundamental que as instituições todas se unam nessa grande e árdua luta de combate à violência de gênero. E não me surpreende toda a atuação da Delegacia da Polícia Civil. A Polícia Civil sempre foi uma instituição essencial à consecução da segurança social. E aqui na Deam e Deaca nós temos delegadas atuantes, disponíveis e presentes, que com muito cuidado levam os processamentos e as investigações desses crimes contra mulheres e contra crianças. Eu fico muito mais feliz de saber que hoje a Deam e Deaca tem um espaço amplo e adequado, que pode acolher bem as mulheres, e dar o suporte para elas, possibilitando que as mulheres vítimas de violência efetivamente possam ser acolhidas e protegidas”, sintetizou o juiz.
Governo- O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, destacou o crédito da mobilização social. “Não apenas no Dia Internacional da Mulher, mas de forma permanente, o Governo do Estado se faz presente no combate à violência contra mulher, possibilitando através de ações como esta, cidadania, respeito e dignidade para as mulheres. Parabenizo todos os que promoveram a importante ação”, frisa o secretário.
Repercussão - A autônoma Maria Jesus Oliveira dos Santos, de 37 anos, participou da ação para emitir um novo RG, que já estava precisando trocar. “Nossa, eu achei muito legal essa iniciativa. Já queria antes tirar meu RG e agora veio uma oportunidade muito boa. Toda equipe da Polícia Civil está de parabéns pela iniciativa”, conta ela.
Texto: Emilly Coelho (Ascom- Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará)