Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa participa de encontro para debate científico sobre prevenção de arboviroses

O evento reuniu representantes do Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana e Instituto Evandro Chagas

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
06/03/2024 20h00

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) participou, na tarde desta quarta-feira (06), de uma reunião de enfrentamento às arboviroses, que são doenças causadas pelos arbovírus como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O encontro, realizado na sede do Instituto Evandro Chagas (IEC) teve como objetivo central debater medidas para combater e reduzir doenças causadas pelos arbovírus e destacar a relevância da parceria entre as pastas. 

Ivete Vaz, secretária de Estado de Saúde Pública, representando o governador Helder Barbalho na ocasião, destacou durante a reunião que “esta parceria entre Sespa, Ministério da Saúde e OMS reflete nosso compromisso conjunto no combate às arboviroses. Juntos, buscamos estratégias eficazes para proteger a saúde dos paraenses. É um esforço conjunto, focado e determinado no combate a essas doenças e na promoção do bem-estar da população”. destacou a Secretária.

Durante a reunião, pesquisadores e especialistas ressaltaram sobre a urgência de avaliar e fortalecer as ações de combate às arboviroses, proporcionando uma oportunidade para alinhar esforços entre o Ministério da Saúde e a Sespa. Essa parceria busca não apenas mitificar a prevalência da dengue. Mas também garantir a segurança sanitária da população paraense. 

A diretora de Vigilância em Saúde da Sespa, Liliane Ferraz, ressaltou a importância do evento para o debate científico sobre o tema. “O evento veio de forma oportuna, mostrando aos municípios sua importância junto ao Estado, no combate as arboviroses e outros agravos de saúde”, disse.

“A Vigilância em Saúde do Estado do Pará, através de sua equipe, vem incansavelmente monitorando e articulando ações com os 144 municípios no combate à dengue e demais arboviroses”, acrescentou Liliane. 

Texto: Rafaela Palmieri e Bianca Botelho