Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EFICIÊNCIA

Pará registra redução de mais de 14% no número de crimes violentos em fevereiro

Redução supera as metas propostas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, de menos 3,5%

Por Roberta Meireles (SEGUP)
07/03/2024 08h00

Os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que reúnem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, apresentaram redução de 14,71% nos indicadores de criminalidade no segundo mês de 2024, segundo dados divulgados, na quarta-feira (6), pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac).  A redução supera as metas propostas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, de menos 3,5%, além da estabelecida no Plano Estadual de Segurança Pública, de menos 4%.

Segundo os números absolutos, no mês de fevereiro de 2024 foram computadas 145 ocorrências de CVLI, no mesmo período de 2023, foram registradas 170. Os dados são analisados diariamente e têm sido positivos na avaliação mensal, refletindo os investimentos no aumento de efetivo, equipamentos, tecnologia e estrutura.

Secretário estadual da segurança pública, Ualame Machado destaca os bons resultados. “Fechamos mais um mês com os dados em queda, demonstrando que seguimos trabalhando para reduzir a criminalidade desde o início de nossa gestão. Nesse segundo mês do ano, chegamos a quase 15% de redução nos indicadores da criminalidade violenta em todo o Estado".

Ele complementou: "inclusive superando as metas propostas tanto a nível nacional como estadual, o que demonstra a importância das ações realizadas desde o começo, com investimentos, inteligência e integração das forças estaduais, municipais e federais, que atuam diariamente com planejamento e ações estratégicas, identificando de fato as reais causas dos crimes e atuando para que eles sejam evitados. Sabemos que muito precisa ser feito  e seguimos trabalhando para que as ações sejam intensificadas cada vez mais e a população tenha segurança e paz social”, afirmou Ualame Machado. 

Homicídios caem 14% - O número de homicídios também apresentou queda de 14% em todo o Estado. Foram registrados, respectivamente, 164 e 141 casos, em fevereiro de 2023 e de 2024. Na Região Metropolitana de Belém, os números também apontam reduções quanto aos homicídios. De acordo com os dados, foram computadas 22 e 25 ocorrências nos respectivos anos de 2023 e 2024. 

O secretário Ualame Machado afirma que, "os resultados positivos são destacados também na RMB, onde nosso planejamento de segurança é pautado em estratégias mais direcionadas, especialmente, onde a política pública do “TerPaz” vem atuando em bairros onde a criminalidade, em 2018, era bastante elevada, e hoje conseguimos reduzir expressivamente esses números".

"Temos também o “Polícia Mais Forte” que garante a presença ostensiva de policiais militares nas ruas, com rondas diárias e preventivas. Todos esses fatores somam-se às demais estratégias de segurança que impactam positivamente nos indicadores de criminalidade no estado, como a implantação dos Totens de segurança Pública que já estão auxiliando as ações das forças de segurança, disse Ualame Machado”.

Aumento dos Investimentos – O governo do Estado segue realizando vários investimentos de curto, médio e longo prazos nas forças de segurança, para reprimir o crime em todas as modalidades e áreas de atuação. 

O Estado também tem promovido os maiores concursos da história, além da aquisição de câmeras com inteligência artificial, totens de segurança pública, troca da frota de veículos da Polícia Militar, e com a entrega de novas viaturas às Polícias Civil, Científica e Penal, assim como para o Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito do Estado. Também há a ampliação do número de lanchas para atuação nas áreas fluviais.