Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Investimentos em esporte, cultura e lazer melhoram a qualidade de vida da população

Pontos turísticos, projetos e programações contribuem para o bem-estar do paraense

Por Denise Soares (SECOM)
02/03/2024 17h26

As aulas de hidroginástica do programa Vida Ativa, Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), nunca foram tão importantes como agora na vida de Maria Lucenita, 54 anos. Em tratamento oncológico, a aluna diz que o acolhimento dos colegas e professores, ao descobrir a doença, a ajudaram a enfrentar o diagnóstico difícil.“É uma família que eu tenho, uma família do coração que eu ganhei. O programa é tudo de bom, ele tira a gente do fundo do poço. Eu me emociono. Nos tira das nossas tristezas, das nossas angústias, porque muitas das vezes a gente chega lá cheio de problema e já sai de lá mais animado. O Vida Ativa é acolhedor, é parceiro, é tudo. Eu sou muito grata por esse programa, porque vocês não sabem o quanto faz os alunos felizes”, compartilhou Maria.

O programa Vida Ativa na Terceira Idade proporciona o acesso à atividade física de forma orientada, possibilitando qualidade de vida, resgate da autoestima, além de uma opção de entretenimento e inclusão social da pessoa idosa. As modalidades incluem aulas de hidroginástica, caminhada, ginástica, vôlei, alongamento, yoga, dança e memorização.

“O programa é uma iniciativa muito importante do Governo do Estado, que atende centenas de idosos com atividades gratuitas de esporte e lazer, oferece desde a prática do exercício físico a eventos que constam no calendário do programa, como Baile Carnavalesco, Baile das Flores, Baile da Saudade, além de programações especiais alusivas ao Dia da Mulher e Dia das Mães. Tudo gratuito para proporcionar mais qualidade de vida para a pessoa idosa”, destacou o titular da Seel, Cássio Andrade. Cultura e lazer – fortalecer a cidadania cultural, valorizar os espaços de lazer e torná-los mais acessíveis é compromisso do Governo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). São diversas ações e opções de entretenimento disponíveis para a população.

“Temos tido excelentes experiências com projetos e ações da Secult que foram abraçadas pela nossa população, como o Uma Noite no Museu, que abre as portas dos nossos Museus e Memoriais do centro histórico da nossa capital à noite, um horário alternativo que possibilita sempre uma nova experiência. Recebemos mais de 70 mil pessoas em 2023 neste projeto, e vamos continuar ao longo deste ano”, ressaltou a titular da Secult, Úrsula Vidal.

Todos os espaços do SIMM/Secult (Sistema Integrado de Museus e Memoriais) oferecem entrada gratuita às terças-feiras e no primeiro domingo de cada mês. Em 2022, o total de visitas foi de 275 mil, já em 2023, passou para 420 mil.
Investimentos –
Há ainda outros projetos para avançar na entrega de espaços públicos, como informa a secretária de Cultura. “Vamos avançar ainda mais com o Porto Futuro 2 e o Parque da Cidade, outros dois equipamentos que carregarão esse conceito de fruição. Esses espaços não são apenas áreas físicas, são lugares de encontro e experiência, onde a cultura, o incentivo à bioeconomia, a geração de renda e a circulação de projetos culturais serão para toda nossa gente”, disse Úrsula Vidal.

Entretenimento e programações – um investimento histórico para o setor cultural do Pará, no valor de mais de R$ 33 milhões, está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP). Trata-se de incentivo à pesquisa e à experimentação artística, bem como o apoio à produção cultural paraense. A fundação é responsável por cinco equipamentos culturais, são eles o Centur, a Casa da Linguagem, a Casa das Artes, Teatro Waldemar Henrique e Curro Velho, que possuem oficinas e programações gratuitas.

“Na nossa unidade sede, que fica no Centur, a Biblioteca Pública Arthur Vianna, que vai completar 153 anos de atividades de incentivo à leitura, oferece visitas institucionais e monitoradas, palestras, exposições, cursos e oficinas gratuitas, mensalmente. A Biblioteca tem espaços que vão desde as seções de Obras Raras, Braille, Obras do Pará, Fonoteca Satyro de Mello, até a Gibiteca e a Brinquedoteca. O público atendido, que chega a mil pessoas por dia, é diverso e cada vez mais crescente, formado por crianças, jovens, idosos, portadores de necessidades especiais, estudantes, profissionais e pesquisadores", disse o titular da FCP, Thiago Miranda.