Secretaria de Povos Indígenas entrega enxovais de bebê e cadeiras de rodas em Icoaraci
Entrega aconteceu na Casa de Saúde Indígena, que atende cerca de 120 indígenas de diversas etnias, entre pacientes e acompanhantes
“Fico muito feliz por receber esse enxoval e dar ao meu filho. Vai ajudar muito”, destacou Bepyre Kaiapó, estudante, que aguarda o nascimento do filho que ainda está no ventre de Nikwyrkoi Xikrim, grávida de cinco meses. Eles foram alguns dos beneficiados pela ação na Casa de Saúde Indígena (Casai) de Icoaraci, distrito de Belém, na manhã desta quinta-feira (9), promovida pela Secretaria de Povos Indígenas do Pará (Sepi).
A unidade de saúde atende cerca de 120 indígenas de diversas etnias, entre pacientes e acompanhantes, que recebem, além de assistência médica, apoio e acolhimento necessários. “É com muita honra e alegria que recebemos a entrega destes kits. A gente está fazendo esta parceria com o Governo do Estado e a Sepi para proporcionar este resultado para vocês. Estamos somando forças para isso”, pontuou Welton Surui, coordenador da Secretaria de Saúde Indígena, do Governo Federal.
Além dos enxovais, que foram recebidos pelas mães indígenas, a Casai recebeu três cadeiras de rodas que devem auxiliar no atendimento dentro da unidade de saúde. “Essas cadeiras vieram em um ótimo momento. A nossa população atendida na Casai necessita delas. Temos, por exemplo, pacientes que possuem algum tipo de deficiência, outros que fazem tratamento de câncer. Então, o papel social feito hoje foi muito importante para nós”, destacou Cláudio Araújo, coordenador da Casai de Icoaraci.
Cada vez mais o Estado tem se empenhado para atender mais os povos originários, com o auxílio e apoio de parcerias de entidades, órgãos e outras secretarias do Governo. Ações como esta só reforçam ainda mais a necessidade e o cuidado com aqueles que mais precisam da ajuda das autoridades.
“As pessoas vêm para cá em busca de tratamento. A gente tem um grupo de regulação para que a gente possa fazer o mais rápido possível o atendimento da saúde dos povos indígenas. Ninguém faz política indigenista sozinho. É preciso unir forças e levar saúde para salvar vidas”, enfatizou a titular da Sepi Puyr Tembé.