Hospital de Castelo de Sonhos promove valorização de jovens profissionais no mercado de trabalho
A unidade é um leque de oportunidades para colaboradores que buscam a primeira experiência profissional em um grande hospital
Em menos de dois anos, Camila Lira, recém-formada em enfermagem pela cidade de Santarém, no oeste paraense, se tornou enfermeira no Hospital Geral Público Castelo de Sonhos João Trevisan Sobrinho (HGPCS), localizado em Altamira, na região de Integração do Xingu.
No Hospital ela começou atuando no ambulatório e logo depois foi promovida para supervisora de enfermagem. A profissional ficou bastante feliz com as oportunidades que recebeu na unidade de saúde.
"Eu nem tinha esperança de ser chamada porque quando a gente se forma tem todo aquele receio por ser o primeiro emprego. Mas o hospital abriu as portas não só para mim, mas também para outros profissionais de Santarém que estão aqui ou que passaram pela unidade. Trabalhar aqui é um sonho que se realizou", ressaltou a enfermeira.
No caso da enfermeira Antônia Sobrinho, que já trabalha há sete meses na instituição, ela foi contratada como supervisora do setor de qualidade e recebeu a oportunidade de atuar pela primeira vez na área.
"É um hospital novo que abre portas tanto para profissionais da região quanto para pessoas de fora, formadas, com ou sem experiência, como foi no meu caso. É uma valorização muito grande para o profissional. O Instituto nos dá muito suporte para que a gente possa fazer um bom trabalho e saia daqui, quando for o momento, com muito mais experiência", afirmou.
O Hospital Geral de Castelo de Sonhos é referência em atendimentos de baixa complexidade. A unidade foi inaugurada no ano de 2020 e trouxe inúmeras melhorias na área da saúde, além de facilitar o acesso aos serviços médicos à população que mora à margem das rodovias BR-230 (Transamazônica) e BR-163 (Santarém-Cuiabá).
O HGPCS conta com 213 profissionais, entre colaboradores diretos e prestadores de serviço. A instituição abre oportunidades para jovens profissionais de todo o Pará e também de fora do estado, que buscam por uma oportunidade e primeira experiência no mercado de trabalho.
"O hospital oferece para quem entra no primeiro emprego um aprendizado amplo, até porque nós temos atendimentos diversificados. Fazemos uma seleção dos perfis que queremos e temos traçados para a unidade. Damos oportunidades a profissionais que têm boa vontade, são proativos e querem aprender e colocar em prática o que estudaram na faculdade. Isso faz com que os nossos profissionais ofereçam até uma assistência mais humanizada e com qualidade reconhecida pelos próprios usuários. Eu mesmo vim para cá para ser supervisor de enfermagem, não tinha experiência de gestão, mas coloquei meu trabalho em prática, sempre buscando evoluir, e com cinco meses tive a proposta de assumir a gerência de enfermagem", contou o gerente de enfermagem da unidade, Carlos Henrique Ribeiro.
"O Hospital Geral do distrito de Castelo dos Sonhos é fundamental para a população da região e é também muito importante para os jovens profissionais paraenses que estão começando suas carreiras. Temos uma linha de contratação que privilegia os bons profissionais, que possam somar com o atendimento prestado e tenham vontade de aprender. Reforçamos a excelência na saúde e fazemos com que aquele profissional amadureça e tenha mais oportunidades dentro da própria unidade. Ganham os colaboradores e ganham os pacientes, que cada vez mais recebem um serviço de qualidade", ressaltou a secretária de estado de saúde pública, Ivete Gadelha Vaz.
Serviço: O HGPCS conta com 34 leitos operacionais e não operacionais e oferta consultas, cirurgias, exames e outros atendimentos em sete especialidades médicas: Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Anestesiologia, Cardiologia e Clínica Médica.
A unidade pertence ao Governo Estadual e é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade possui atendimento de Emergência e Ambulatorial e ocorre de forma referenciada, encaminhado ao Hospital por meio da Regulação Estadual, Samu, Corpo de Bombeiro e Polícia Rodoviária e Militar.