Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFORÇO

Folia da solidariedade na abertura da campanha de carnaval do Hemopa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/02/2018 00h00

Mesmo sob forte chuva, a solidariedade levou dezenas de pessoas ao Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) neste sábado, dia 3, para a abertura da Campanha de Carnaval 2018 da instituição. A ação estratégica segue até o dia 9 e visa restaurar o estoque de sangue do hemocentro, que só em Belém é responsável pelo abastecimento de 95 hospitais. Durante a ação, mais de 230 bolsas de sangue foram coletadas.

Com o tema “Quem doa sangue tem amor no coração”, a abertura da campanha contou com show de SamBloco, Mano Ió, Gigi Furtado e Jorginho Gomez e apresentações de Keyla Barros e Top Ritmos, tudo sob gerência da mestre de cerimônia da festa D. Sandra, humorista paraense. Também houve customização das camisas recebidas pelos doadores.

A presidente do Hemopa, Ana Suely Saraiva, ressaltou a importância de cada voluntário que faz sua doação de sangue. “O dia foi chuvoso, mas tivemos a presença de muitas pessoas na sede da Fundação. Aquecidos de amor para distribuir aos pacientes que precisam de transfusão de sangue e que, somente pelo gesto solidário de cada um, podem ter suas vidas salvas. Agradecemos o apoio de todos os parceiros que não medem esforços para nos apoiar na manutenção do estoque técnico de sangue.”

Um desses parceiros é a Polícia Militar. Mais de 70 alunos do Curso de Formação de Praças (CFP) chegaram cedo ao hemocentro para reforçar a campanha e participar da programação. “Temos como princípio servir à comunidade paraense, e a doação de sangue é uma forma de fazer isso. Esses jovens estão num processo de formação e precisamos incutir isso neles”, explicou o comandante do 7º Pelotão do CFP, tenente Raoni.

Além dos alunos do CFP, outros cinco grupos solidários estiveram no Hemopa neste sábado. “Não podemos ficar em casa de braços cruzados. É uma satisfação muito grande poder ajudar o próximo, independente de religião”, afirmou o coordenador do grupo “Mãos que Ajudam”, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Oliveiros Gomes.

Segundo o vice-coordenador do “Terço dos Homens”, da Igreja São Geraldo Magela, a parceria com o hemocentro existe há quase sete anos. “Temos como missão evangelizar a comunidade e ajudar os mais necessitados. Fazemos várias ações solidárias ao longo do ano. O Hemopa pode sempre contar com a gente”.

Para a gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias, a união das mais diferentes pessoas deixa o laço da doação de sangue muito mais forte. “O principal critério para a doação de sangue é, sem dúvida, querer ajudar ao próximo. Mesmo quando a pessoa está impossibilitada de doar, pode mobilizar amigos e familiares. E, nessa época do ano, quando o nosso estoque de sangue registra uma significativa baixa, isso faz toda a diferença. Ninguém pode esquecer que carnaval é tempo de folia , mas também pode ser de solidariedade”.

Serviço: Para ser um doador de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto. O Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, nº 2109, bairro de Batista Campos, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. As doações também podem ser feitas na Estação de Coleta Castanheira, que fica no Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). Mais informações: 3110-6500 / 0800 280 8118.