Obra do novo sistema de abastecimento de água segue avançando em Alenquer
Além da Estação de Tratamento de Água, o projeto prevê ainda a construção de um reservatório, área de captação flutuante, elevatória de água tratada, casa de química e prédio de atendimento ao público
Localizada na região do baixo Amazonas, Alenquer é um dos principais municípios do oeste do Pará. Com mais de 69 mil habitantes, a cidade está sendo beneficiada com a construção do novo sistema de abastecimento de água da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).
Um grande investimento do Governo do Estado, o projeto da Cosanpa em Alenquer é de R$ 64 milhões e tem como objetivo garantir o abastecimento de qualidade á pelo menos 35 mil moradores.
O adminstrador, Welton Siqueira, morador de Alenquer, será um dos beneficiados com o novo sistema de abastecimento. Segundo ele, o sistema vem melhorando a cada dia, e já existe uma grande expectativa para a inauguração.
"Com a novo sistema de abastecimento inaugurado, o benefício vai ser muito grande, a gente vai ter uma água tratada, limpa e que com certeza vai melhorar a qualidade de vida de todos nós, moradores. Esperamos que em breve, a gente possa usufruir desse bem que o governo vai estar nos oferecendo com a obra da Cosanpa no nosso município", disse Welton.
Além da construção da Estação de Tratamento de Água, o projeto prevê também a construção de um reservatório elevado no setor 01, com capacidade de 1000m3, um reservatório apoiado 1500m3, uma elevatória de água tratada composta de 3 conjuntos motor bomba, captação de água bruta com flutuante com vazão de 142 l/s, prédio do atendimento ao público, Casa de química, Tanque de lodo, Rede de distribuição de água 9,9 km, Ramais prediais com hidrometração para 802 unidades, além de assentamento de adutora de água tratada DN 400mm 2.743 m e assentamento de água bruta L 998 m DN 450mm em PEAD.
Segundo Marília Contente, engenheira fiscal da obra, o novo flutuante será feito com módulos de área de 1,00x1,00 para montagem da plataforma de fibra de vidro e módulos para flutuação da tubulação em PEAD sendo uma parte enterrada. O sistema também contará com um mecanismo de travamento em aço dos módulos da plataforma flutuante com monovia e guarda corpo de proteção modular em aço.
"Em janeiro de 2024 estive fazendo vistoria técnica no fornecedor no distrito de Horizonte-Fortaleza onde está sendo fabricado o flutuante para a captação de água bruta. Durante a visita técnica foi apresentado o projeto e equipamentos do novo flutuante. Devido a cheia do Rio Surubiu que começou recentemente temos um planejamento e cronograma previsto para iniciar em Maio deste ano, mas os equipamentos e peças deverão chegar no mês de abril. Tudo com objetivo de melhorar e garantir água de qualidade aos moradores de Alenquer", explicou Marilía.
Para o gestor da Cosanpa na região do baixo Amazonas, Juca Pimentel, o investimento do Governo do Estado é muito importante para o desenvolvimento do projeto. "A obra sem dúvida é um grande avanço na Companhia, e vai garantir abastecimento de água com qualidade na área urbana de Alenquer. É uma marca do governo do estado, a beneficiar a população", pontou Juca.
Texto: Meliny Campos - Ascom/Cosanpa