Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MONITORAMENTO

Adepará define plataforma para o Programa de Rastreabilidade Bovídea

Todo o sistema deve ser entregue até o final de maio, totalmente operacional, para que o Estado continue avançando no controle do trânsito animal

Por Ivana Barreto (EMATER)
02/02/2024 17h27

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) definiu a plataforma para execução do Programa Estadual de Rastreabilidade Bovídea nesta sexta-feira (2), em reunião entre a Gerência de Inteligência, Unidade de Sistemas Informatizados e direção-geral. Também foram abordados os demais módulos do Sistema de Gestão Agropecuária do Estado do Pará (Sigeagro), que será a base do Programa, destinado ao controle efetivo do trânsito de cada animal pelo território paraense. 

"Definimos hoje, com a equipe técnica e o setor que está desenvolvendo o sistema, o novo módulo para executar o Programa de Rastreabilidade, e os demais módulos do sistema Sigeagro que irão complementar o Programa. A previsão é entregar o sistema até o final do mês de maio, totalmente operacional, para que o Programa possa continuar avançando", destacou o diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo. Reunião com integrantes da Gerência de Inteligência, Unidade de Sistemas Informatizados e direção-geral da Adepará

A Agência de Defesa é a responsável por todo o processo de normatização do Programa de Rastreabilidade Bovídea no território paraense. Agora, desenvolve o sistema que será a base do Programa. Após as definições, aperfeiçoará o módulo-base, tornando-o prático e funcional ao produtor.

O sistema também visa oferecer autonomia ao produtor rural, que poderá acessá-lo e lançar suas informações em qualquer plataforma, tanto pelo computador, quanto pelo smartphone ou tablet, além de ter a funcionalidade de gestão. Todo esse processo tornará o Estado do Pará referência nacional em rastreabilidade bovídea. 

A rastreabilidade permite maior controle da qualidade do rebanho bovinoSistema próprio - Atualmente, a Agência de Defesa possui seu próprio sistema, que atende às suas demandas e possibilita aos fiscais estaduais e agente fiscais que atuam no campo a utilização de tablets, com preenchimento off-line, de todas as informações, oferecendo mais agilidade ao processo.

O Sigeagro também visa otimizar os serviços agropecuários, além de ter um controle mais efetivo do cadastro e informações geradas por meio da fiscalização e vigilância. "A Agência de Defesa possui atualmente seu próprio sistema de informações e gestão. E ele vem se tornando robusto com as funcionalidade necessárias, para que possamos manter as atividades das ações e o controle técnico das propriedades rurais, a gestão de maneira ampla e lançar as informações referentes à identificação individual de cada animal", destacou o diretor-geral. 

Objetivos - Com previsão para iniciar ainda neste ano, o Programa foi idealizado pelo governo do Estado para obter o controle efetivo do trânsito de cada animal pelo território paraense, tendo como pilar a rastreabilidade de bovinos, a fim de preservar a cadeia em todas as fases, da produção à comercialização.

Outro objetivo é priorizar a abertura de novos mercados e a valorização dos produtos de origem bovina oriundos do Estado.