Abelardo Santos supera 110 mil horas em capacitações para qualificação da assistência
Em 2023, a unidade promoveu 484 treinamentos voltados para cuidados dos usuários
Brian Miguel, com apenas 2 anos e seis meses, precisou passar por tratamento no braço após uma lesão de pele. Assistido no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, o menino se recuperou por completo, para alívio da mão dele, Alene Corrêa. “Tive uma experiência muito boa com meu filho aqui no Hospital. E graças ao cuidado da equipe, o meu filho está curado”, disse ela.
A criança foi atendida por profissionais da unidade que, constantemente, participam de treinamentos e capacitações revertidas no aprimoramento dos cuidados com os pacientes. “Temos um leque de programações voltadas para a assistência. Um deles, por exemplo, são os Workshop de Cuidado com a Pele, serviço que começou a ser disponibilizado em 2022, para pacientes provenientes do setor de internação do HRAS que estão clinicamente estáveis e receberam alta médica, mas precisam realizar acompanhamento até a total cicatrização da lesão”, ponderou a diretora assistencial Renata Oliveira.
Para o HRAS, treinamentos e qualificações são fundamentais para desenvolver e ampliar habilidades e conhecimentos das equipes.
Com números expressivos, o HRAS atingiu, no ano de 2023, a marca de 110.393,32 horas-aulas destinadas a todos os colaboradores dos setores do hospital. No total, foram 21.308 participações, em 484 treinamentos, no período de janeiro a novembro do ano passado.
Recentemente treinado pela gestão da unidade hospitalar, o auxiliar administrativo do setor de contratos do HRAS, Breno Martins, avalia como positivo o conhecimento adquirido. “Acho muito importante esses treinamentos, torna o trabalho mais ágil e assertivo, além termos a oportunidade de esclarecer possíveis dúvidas”, disse.
Núcleo
A supervisora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HRAS, Suzane Gonzaga, destaca que a capacitação é descrita pela realidade vivenciada no ensino e na prática é entendida como o preparo do trabalhador no desempenho de suas atividades profissionais.
A unidade tem como base fundamental a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituída no ano de 2004 trazendo mudanças significativas para a formação e trabalho em saúde em todo o território nacional, e respeita o perfil profissional de cada colaborador, contribui para a melhoria das relações interpessoais e viabiliza treinamentos em parceria com os coordenadores e gestores.
“O Núcleo de Educação Permanente oferta não somente os treinamentos programados pelo PAT (Planejamento Anual de treinamento), mas também de acordo com as demandas espontâneas, caracterizadas como extra-PAT, que sejam relevantes para boas práticas contínua”, observou.
“Visamos desenvolver os colaboradores, entendendo que é primordial o processo educacional, a fim de gerar crescimento e aprendizagem na mudança de comportamento. Isso reflete em uma assistência mais segura e humanizada para os nossos usuários”, enfatizou a diretora geral do HRAS, Aline Oliveira.
Avanços
Como constante investimento em conhecimento e aprendizagem faz parte da trajetória educacional do Abelardo Santos, em julho de 2022, foi criado o Núcleo de Educação Assistencial (NEAS), que funciona como uma extensão do NEP dentro do HRAS, já que a unidade dispõe de um corpo laboral de ao menos 80% formado pela equipe assistencial.
De acordo com a enfermeira Jamilly Silva, responsável pelo setor, o núcleo trouxe um modelo de ensino mais significativo e inovador para a assistência. “Usamos estratégias educacionais que rompam o aprendizado tradicional, como aulas expositivas, focadas em metodologias ativas, como simulações realísticas e estudos de casos. Desta forma, tornamos os profissionais protagonistas suas práticas durante a assistência”, destacou.
Infraestrutura
A diretora-geral do HRAS, Aline Oliveira, ressalta que a unidade possui uma excelente infraestrutura como salas e auditório para que os profissionais participem dos treinamentos.
O NEAS conta com uma sala equipada por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e leito de UTI adulto e manequins simuladores de enfermagem para cuidados com o paciente.
“Além disso, o espaço possui carteiras para serem abordadas as introduções teóricas e nivelar o conhecimento da equipe, antes da simulação realística, para que todos possam acompanhar a parte prática sem grande dificuldade. Objetivo é formar colaboradores cada vez mais especializados para atender usuários de forma ágil e humanizada”, ponderou a gestora.
Serviço
O Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).