Como incentivo à produção rural, Estado entrega Cadastro Nacional da Agricultura Familiar em Castanhal
Com o documento, os trabalhadores rurais estão aptos a acessar as políticas públicas voltadas à agricultura familiar
Em agenda no município de Castanhal, nordeste paraense, o governador Helder Barbalho entregou, neste sábado, 27, o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAFS) físico para produtores rurais das comunidades Agrovila José de Alencar, Agrovila Itaqui, Jesus de Nazaré e Santo Antônio. O documento entregue pelo Governo do Estado aos agricultores atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-Pará) é um incentivo à produção rural.
A Entrega entrega aconteceu na Praça do Estrela, no centro da cidade que amanhã, 28, celebra 92 anos de fundação. Quatro trabalhadores rurais receberam o CAF das mãos do governador do Estado, Helder Barbalho.
"Quero agradecer a Deus por estar hoje aqui com vocês, em Castanhal, neste momento em que a cidade completa 92 anos. Hoje, o Governo do Pará entrega os benefícios aos trabalhadores rurais do município, no aniversário da cidade, em uma agenda tão importante aqui", disse o chefe do Executivo Estadual.
Com o documento, os trabalhadores rurais estão aptos a acessar as políticas públicas voltadas à agricultura familiar como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para fins de acesso ao crédito rural.
"Estamos felizes por cada família hoje aqui representada, que está recebendo o CAF. O documento proporciona aos agricultores acesso às políticas publicas e consequentemente a melhoria na qualidade de vida do produtor rural", ressaltou o presidente da Emater, Joniel Vieira de Abreu.
Protagonismo
No evento, a agricultora Cláudia Fatiane da Silva Reis, foi um dos produtores rurais que recebeu o CAF e agora, ela vai poder concluir o processo de documentação do seu projeto de financiamento, que já está em andamento no Banco da Amazônia (BASA). "Eu estou muito feliz e agradecida por receber este documento. O CAF é um instrumento que beneficia e fortalece os agricultores familiares. Se eu não tivesse este tão importante documento eu não conseguiria o meu financiamento", disse a produtora, de 38 anos.
Em sua propriedade, na Agrovila Itaqui, ela tem várias culturas, os principais alimentos são o açaí, o cacau e a banana, já entre as atividades secundárias estão o coco, o abacate, a pupunha, a tangerina, o limão e a abóbora. Além das culturas, a produtora verticaliza as atividades que vem diretamente do campo. "Eu trabalho com produtos processados a partir da agricultura, como biscoitos artesanais e doces de castanha, e ainda o chocolate. São 19 produtos", pontuou. Com o financiamento a agricultora pretende investir na produção de açaí.
Texto: Sarah Mendes/Ascom Emater