Moradores de Ipixuna do Pará recebem auxílio habitacional do Governo do Pará
200 cheques referentes ao programa habitacional 'Sua Casa' foram entregues em Ipixuna, um investimento superior a R$ 1,5 milhão
Moradores do município de Ipixuna do Pará, na região de Integração do Capim, receberam nesta sexta-feira, 26, do Governo do Pará, 200 cheques referentes ao programa habitacional "Sua Casa", um investimento superior a R$ 1,5 milhão.
A entrega foi feita pelo governador do Estado, Helder Barbalho durante agenda de trabalho na região. "Estamos hoje aqui em Ipixuna do Pará entregando vários serviços como a ponte do rio Alto Acará e 160 quilômetros de asfalto que está trazendo desenvolvimento para várias regiões do Estado, interligando a BR 010 ( a Belém /Brasilia) com a PA 150, e de lá para a Alça Viária e Porto de Vila do Conde, e também para todo o sul e sudeste paraense. Isto é desenvolvimento, emprego e renda para a população viver melhor", disse o governador.
O "Sua Casa" - O programa "Sua Casa" do Governo do Estado, auxilia famílias em vulnerabilidade social na construção e reconstrução de imóveis. O programa atende, prioritariamente, pessoas que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de incêndios e desastres naturais como enchentes, entre outros critérios técnicos estabelecidos por lei e averiguados pela Cohab.
Para o diretor presidente da Companhia de Habitação do Parrá (Cohab) , Luís André Guedes, o programa para as cerca de 200 famílias de Ipixuna dará qualidade de vida para essas famílias. "Normalmente a gente atende pessoas de baixa renda, mulheres, idosos, portadores de deficiência para que possam ter suas unidades habitacionais com dignidade, sair do aluguel e ter uma vida melhor", disse Guedes.
Como receber o benefício - Para receber o benefício, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos no programa. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida em que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos
Antônio Rodrigo Souza de CarvalhoPara Antonio Rodrigo Souza , pessoa com deficiência (PcD), que recebeu a segunda etapa do programa, o benefício é um divisor de água na sua vida. "Antes morava numa casa de madeira, sem nenhuma condição de viver, e ficava mais difícil ainda pela minha condição de cadeirante, hoje estou construindo uma casa com dois quartos, sendo um suíte, o que facilita muito minha vida. Sou muito grato ao Governo do Estado pelo benefício", dissse.
Maria AuxiliadoraA dona de casa Maria Auxiliadora Silva detalha que concluir a casa própria é um sonho realizado. “Eu sou a prova de que quando iniciamos a nossa obra, vem o dinheiro da segunda etapa, vou concluir minha casa toda em alvenaria, e estou muito feliz com isso”, disse.
Veja os critérios para inscrição no Programa:
- Renda familiar de até três salários mínimos;
- Não possuir outro imóvel;
- Ser maior de 18 anos ou emancipado;
- Ter família constituída com no mínimo dois integrantes;
- Não ter sido beneficiado por outro programa habitacional nos âmbitos municipal, estadual e federal;
- Comprovar que detém a propriedade ou posse do imóvel há mais de cinco anos;
- Famílias que já foram beneficiadas em outros programas habitacionais podem ser atendidas, em caráter excepcional, em caso de ocorrência de sinistro, condições mínimas de habitabilidade, vulnerabilidade social e/ou remanejamento.
Prioridade no atendimento do “Sua Casa”:
- Família que passou por sinistro;
- Imóvel em condições mínimas de habitação;
- Família em situação de vulnerabilidade social;
- Família cujo responsável pela subsistência seja mulher;
- Pessoa com deficiência que habite de forma permanente no imóvel objeto da intervenção do Programa;
- Pessoa idosa que habite de forma permanente no imóvel objeto da intervenção do Programa;
- Pessoa com menor renda familiar dentro do limite do Programa.
Serviço: Interessados em se cadastrar no Programa "Sua Casa" podem ligar para: (91) 3214-8533 e (91) 3214-8400.